Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Abertas inscrições de Especialização em Saúde da Família para público do Pronera


Publicado dia 24/01/2018
 
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) divulgou o edital de seleção de candidatos ao curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade, ofertado no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O financiamento cabe ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), autarquia que mantém o Pronera. As inscrições para o curso, abertas desde o dia 22 de janeiro, são gratuitas e prosseguem até o dia 30 deste mês. São oferecidas 40 vagas.
 
De acordo com o edital, podem se candidatar beneficiários do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA) com diploma de nível superior em qualquer área reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e profissionais graduados em saúde pelo Pronera que exerçam atividades em atendimento direto às famílias beneficiárias, nas Estratégias de Saúde da Família localizadas nos assentamentos ou no entorno, que atendam à comunidade assentada. Também podem se inscrever egressos de cursos superiores de saúde que tenham desenvolvido estágio, pesquisa ou extensão em projetos de reforma agrária; e trabalhadores em Unidades Básicas de Saúde (UBS), vinculados à Estratégia Saúde da Família, em atendimento às populações do Campo, da Floresta e das Águas com diploma de nível superior em qualquer área reconhecida pelo MEC.
 
As inscrições podem ser feitas pela pessoa interessada ou por procurador devidamente constituído, até dia 30 de janeiro, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, nos campi da Ufopa localizados nos municípios de Santarém (Unidade Amazônia, sede do Instituto de Saúde Coletiva); Óbidos; Oriximiná; Itaituba; Monte Alegre; Alenquer e Juruti.
 
Também podem ser realizadas inscrições com envio postal para o seguinte endereço: Universidade Federal do Oeste do Pará – Unidade Amazônia – Instituto de Saúde Coletiva; Av. Mendonça Furtado, nº 2946, sala 204 – 2º andar A, Bairro de Fátima, Santarém (PA), CEP 68040-470. As inscrições via postal, enviadas dentro do prazo, serão consideradas para análise quanto à homologação, desde que recebidas até 24 horas úteis antes da data estipulada para homologação das referidas inscrições.
 
O processo seletivo será realizado pela instituição de ensino e estará condicionado à sua regulamentação. São três as etapas de seleção, nesta ordem: títulos e carta de intenção; prova escrita; e entrevista.
 
A matrícula dos candidatos aprovados está prevista para o mês de março. O período letivo deve iniciar em abril. O curso terá carga horária de 570 horas e duração de 18 meses. A dinâmica a ser adotada é a pedagogia da alternância, com atividades em sala de aula e na comunidade, em áreas de reforma agrária, principalmente, nas UBS de atuação dos discentes.
 
Acesse o edital e veja a íntegra das regras da seleção: http://www.ufopa.edu.br/editais/isco/editais-2018
 
Mais informações sobre a seleção no Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Unidade Amazônia, no município de Santarém (Av. Mendonça Furtado, 2946, sala 204, 2º andar, bairro Fátima) pelo e-mail adm.isco@ufopa.edu.br ou telefone (93) 2101-6766.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/Santarém
(93) 3522-1192
ascom@sta.incra.gov.br
http://incraoestepara.wordpress.com  
http://flickr.com/incraoestepara 
http://twitter.com/incraoestepara 
http://vimeo.com/incraoestepara 
http://www.incra.gov.br/santarem 

Ir para o Topo