Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Ação Cidadania Incra atende assentados de quatro municípios maranhenses


Publicado dia 26/06/2018
A Superintendência Regional do Incra no Maranhão realiza até o dia 28 de junho, no município de Grajaú, a 563 km de São Luís,  atendimentos do Programa Ação Cidadania Incra. Diversos tipos de serviços são oferecidos e podem ser acessados gratuitamente pelos assentados da reforma agrária. A Ação teve início no dia 21de junho. O atendimento está sendo realizado na Central do Cidadão, no centro da cidade.
 
Este é o primeiro atendimento de 2018 do Programa no Maranhão. A equipe que participa da ação é composta por 15 servidores e também conta com uma unidade móvel (ônibus adaptado com móveis e equipamentos) para ser usado nas localidades em que não há estrutura adequada para os atendimentos.
 
O Programa atenderá 20 projetos de assentamento, com 1.562 famílias cadastradas no total, localizados nos municípios de Grajaú, Sitio Novo, Nova Colina e Porto Franco. A previsão é de que sejam realizados dois mil atendimentos.
 
Serviços oferecidos
 
Atualização cadastral no Sistema de Informações de Projetos da Reforma Agrária- Sipra (inclusão e /ou exclusão de cônjuge, transferência de titularidade por motivo de falecimento do primeiro titular, inserção de número de CPF, desbloqueios no Sipra condicionadas a apresentação dos documentos pertinentes ao desbloqueio e Notificação de Bloqueio); Expedição de Declaração de Aptidão ao Pronaf- DAP's Provisórias e recepção dos projetos elaborados pelas empresas de assistência técnicas para expedição de DAP "A"; informações a respeito de crédito (Apoio, Fomento, Fomento Mulher e outros); emissão de Cadastro de Pessoa Física-CPF; Regularização no SEI; Desbloqueio do TCU; Orientação sobre Regularização de parcelas.
 
Para a chefe da divisão do Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos do Incra-MA, Maria do Rosário Caldas, essa ação de levar aos assentados os serviços do Incra, evitando o deslocamento deles até a capital é muito positiva para os assentados e também para a instituição.
 
“Sem dúvida que para os assentados é uma grande economia de tempo e recursos financeiros. Mas, o Incra também ganha, na medida em que os servidores conseguem atualizar os dados dos beneficiários e disponibilizar vários serviços de uma só vez, o que agiliza o serviço da Divisão”, explicou.
 
Parceria
 
A coordenadora do Programa Ação Cidadania Incra no Maranhão, Ivoneide Nunes Silva, informou que além dos serviços do Incra, a Prefeitura de Grajaú está oferecendo atendimento na área de saúde, como: aferição de pressão arterial, vacinação e medição de gliciemia para os assentados.
 
“A Prefeitura de Grajaú tem sido uma grande parceira nessa ação. No mês de Março a Superintendência firmou com ela um Acordo de Cooperação Técnica para atualização cadastral e já está rendendo frutos. Durante a articulação e mobilização para a realização desta ação eles também nos deram muito apoio.”, disse.
 
O casal Irinete Viana Pereira e Raimundo Nonato Santos Pereira, do projeto de assentamento PA Serra I, no município de Nova Colina, fizeram a atualização cadastral no Sipra e receberam informações sobre aplicação de créditos.
 
“Nós somos bem atendidos pela Unidade Avançada do Incra em Imperatriz, mas é longe para gente se deslocar. Aqui atualizamos nossos dados e agora já estamos aptos para acessar o crédito fomento e fomento mulher”, falou.
 
Outro casal que realizou atualização cadastral junto ao Sipra, foi Valmir da Silva Reis e Eliete Alves Sousa, do PA Serra II, no município de Nova Colina. “Além de resolvermos nossas pendências no Incra, ainda conseguimos tirar o CPF do nosso filho sem pagar taxa alguma, fiquei feliz”. 
 
Projeto de Assentamento Atendidos
 
PA Brejo Sítio do Meio. PA Angico, PA Baixão Grande, PA Aparecida do Mearim, PA Pedra de Pau, PA Vera Cruz, PA São Felix, PA Ponta da Serra, PA Nova Conquista, PA BOA Esperança, PA Sobradinho, PA Angico I, PA Nova Canaã, PA Poço Dantas, PA Oziel Pereira, PA N.S. Da Conceição, PA Pati, PA Maravilha, PA São Raimundo e PA Oziel Alves.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MA
(98) 3245-9394 - ramal: 247
ascom@sls.incra.gov.br
www.incra.gov.br/ma

Ir para o Topo