Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Ações do Incra Itinerante prosseguem na Zona da Mata Sul pernambucana


Publicado dia 10/05/2018
A assentada Maria Lourdes e o filho Altemir foram atendidos com os serviços do Incra
Crédito: Ascom Incra/PE
 
O Incra em Pernambuco realiza, entre os dias 8 e 11 de maio, mais uma edição do Incra Itinerante. A ação acontece em Escada, município pernambucano localizado na Zona da Mata Sul do estado, a 72 quilômetros da capital Recife. Na oportunidade, são oferecidos atendimentos de diversos serviços disponibilizados pela autarquia. No total, 308 famílias de seis assentamentos da cidade serão beneficiadas.
 
O atendimento aos assentados acontece em parceria com a Prefeitura de Escada, responsável por levar ao local os serviços da Secretaria de Defesa Social (SDS), que está promovendo a atualização do CadÚnico, necessário para o acesso a políticas do Governo Federal. Também está presente a Secretaria de Saúde do município, oferecendo testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e aferição de pressão arterial.
 
A abertura do evento, que aconteceu na Faculdade da Escada (Faesc) contou com a presença do superintendente regional do Incra/PE, Heliodoro Daltino, do prefeito de Escada, Lucrécio Gomes, e de representantes dos trabalhadores rurais e autoridades municipais.
 
O superintendente do Incra/PE falou da importância de estabelecer parcerias com outros membros federativos. Além disso, afirmou que a autarquia entende a necessidade de levar o atendimento até o assentado, e que, por isso, foram disponibilizados 16 profissionais no intuito de resolverem de imediato os problemas apresentados. Daltino anunciou ainda o retorno do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural. “Escada será o primeiro município contemplado com o retorno da ação”, declarou.
 
O prefeito Lucrécio Gomes lembrou que o município de Escada foi o primeiro a receber o Crédito Instalação, na modalidade Fomento Mulher, aplicado pelo Incra. “O evento trará mais créditos tanto nesta modalidade quanto em outras, movimentando a economia da cidade e incentivando a agricultura familiar”, avaliou.
 
O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Pernambuco, José Aglailson, destacou a importância e comemorou a presença da autarquia no município. “Os agricultores querem buscar soluções para as suas pendências e o Incra quer resolvê-las”, enfatizou. A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Escada, Edivone Cardoso, completou a fala do coordenador. “A vida difícil no campo fica mais fácil quando se encontra parceria com o poder público”, concluiu.
 
De mãe para filho
 
Entre os trabalhadores rurais atendidos estavam Maria Lourdes da Silva e seu filho, Altemir Batista da Silva. Ela, beneficiária do assentamento Cachoeira em Escada, foi ao Incra Itinerante com o objetivo de transferir a sua parcela para o nome de Altemir.
 
Maria Lourdes, que nem lembra mais desde quando está na área do Engenho Cachoeira, hoje assentamento, conta que criou seus oito filhos com o que o campo lhe rendeu. “Trabalhei no corte de cana e até tirando conta no engenho” lembra. Atualmente, aos 65 anos, sua força de trabalho não é mais a mesma. Seu filho Altemir conta que nunca saiu de Cachoeiras: “Temos pés de coco, de manga, laranja e roça também. Quero dar continuidade ao trabalho da minha mãe”, justifica.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PE
(81) 3231-3053 - ramal 2082

Ir para o Topo