Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Acordo permite aquisição parcial de fazenda em Goiás e encerra conflito de décadas


Publicado dia 09/11/2017

 

Representantes do Incra em Goiás (Incra/GO), da Fazenda Monjolo e das famílias que ocupam o imóvel chegaram a um consenso sobre a aquisição da propriedade, localizada no município goiano de Turvelândia. Pelo acordo, o Incra/GO poderá obter parte da fazenda, cerca de 970 hectares, e destiná-los à reforma agrária.

A decisão, acertada durante reunião da Comissão de Conflitos Fundiários de Goiás, realizada na Secretaria de Segurança Pública do estado no fim de outubro, põe fim a mais de 20 anos de espera das famílias que vivem no local.

Pelo acerto, o Incra/GO indenizará o atual proprietário da área em Títulos da Dívida Agrária (TDA). Além disso, as famílias que moram na Monjolo têm 30 dias para migrarem para as terras negociadas com a autarquia.

Desde segunda-feira (6), servidores da Superintendência do Incra em Goiás trabalham na Monjolo fazendo o levantamento das benfeitorias e a identificação das famílias que ocupam a fazenda. Após esta ação, os peritos da autarquia realizarão o estudo de capacidade de geração de renda e o anteprojeto de parcelamento do imóvel, permitindo a aquisição definitiva.

A fazenda Monjolo, na Região Sul do estado, fica a 218 quilômetros da capital, Goiânia e tem, no total, 3,4 mil hectares. Há cerca de 20 anos, um grupo de aproximadamente 140 famílias que vive na área aguardava decisão sobre a possível aquisição do imóvel para ser destinado à reforma agrária.

Segundo o chefe da Divisão de Obtenção de Terras do Incra/GO, engenheiro agrônomo Silvano Alves, o acordo firmado agora tem sido “costurado” há muito tempo e só foi possível graças ao empenho conjunto do Incra, da Comissão de Conflitos Fundiários de Goiás e do governo estadual.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
(62) 3269-1703 /1726
jornalismo@gna.incra.gov.br
twitter: @incra_goias
http://www.incra.gov.br/go

Ir para o Topo