Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Agricultores do Crédito Fundiário no Noroeste Gaúcho conquistam diploma pelo Pronera


Publicado dia 14/08/2017

 

A primeira turma de beneficiários do Crédito Fundiário atendidos pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no país recebeu os diplomas na sexta-feira (11) no município de Frederico Westphalen (RS). No total foram vinte e nove agricultores do Noroeste Gaúcho que concluíram a graduação de Tecnologia em Agropecuária, oferecida por meio do convênio entre Incra/RS e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

A cerimônia de formatura foi marcada pela satisfação da conquista em um evento que reuniu aproximadamente 900 pessoas entre familiares, amigos, docentes e autoridades. “Hoje é o dia de colheita da semente que foi plantada no início do curso. Vocês estão preparados para exercer o papel de profissionais que vai trazer avanços para si, suas famílias e suas comunidades”, destacou o Coordenador Geral de Educação do Campo e Cidadania do Incra, Iradel Freitas da Costa, durante a colação de grau.

Além de agradecer aos presentes, os oradores da turma, Amarildo Manfio e Gabriela Nunes, destacaram a pedagogia da alternância adotada pelo Pronera. Segundo eles com base nessa metodologia, os estudantes não deixaram o espaço rural para frequentar a universidade. Em lugar disso, implantaram projetos produtivos nas propriedades familiares adquiridas com o crédito fundiário, sob orientação dos professores orientadores. “Conquistamos nosso próprio emprego”, avaliaram.

Já o coordenador da graduação, Luis Pedro Hillesheim, salientou a convivência geracional promovida pela iniciativa, como ocorreu com as irmãs formandas Francieli e Marcieli Posenatto, do município de Liberato Salzano. O trabalho de conclusão de curso da primeira aperfeiçoou o funcionamento da agroindústria de açúcar criada pelos pais.

A outra irmã dedicou-se ao sistema de bovinocultura de leite associada à citricultura mantida pelos sogros. “Como eu tinha casado há pouco tempo, consegui ajudar meu esposo a gerenciar a propriedade. Foi uma segurança porque estamos fazendo a sucessão da propriedade”, conta Marcieli.

Enfoque regional
A parceria Incra/URI responde a uma demanda regional identificada em 42 municípios abrangidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea. Conforme outro idealizador do curso, Gelson Pelegrini, nessa região existem cerca de 3,5 mil famílias que acessaram o crédito fundiário. Os integrantes da primeira turma são de 18 municípios.

Além de Incra e da URI o projeto da graduação teve apoio da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen e da Emater do Rio Grande do Sul. Uma segunda turma já foi iniciada com 45 vagas e a terceira edição da iniciativa já foi aprovada pela Comissão Pedagógica Nacional do Pronera.

Presenças
Pelo Incra, a cerimônia de colação de grau também contou com as presenças do Superintendente Regional, André Bessow, da Coordenadora Geral Substituta de Educação do Campo e Cidadania, Conceição Coutinho de Melo e da Técnica do Pronera, Camila Frota. O evento ainda foi prestigiado pelo delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Marcio de Andrade Madalena, por integrantes de prefeituras, da Assembleia Legislativa do estado, da Emater/Ascar, da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen e por lideranças das regiões abrangidas pelo projeto.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
www.incra.gov.br

Ir para o Topo