Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Agricultores e assentados vendem na Feira Agrária em Maceió (AL)


Publicado dia 12/05/2017

 

A quarta edição da Feira Agrária, organizada pela Via do Trabalho, foi aberta na tarde de 11 de maio, na praça da Faculdade, no centro de Maceió (AL). O evento contou com a presença do superintendente do Incra em Alagoas, Cesar Lira, e lideranças do movimento social e de trabalhadores rurais. Após a abertura da feira, os líderes, assentados e o superintendente regional reuniram-se na praça, onde trataram das demandas dos assentamentos e do plano de ação da autarquia.

De acordo com um dos coordenadores da feira, José Cícero Rodrigues, essa edição tem a participação de 100 feirantes. São acampados que estão produzindo nas áreas da massa falida do Grupo João Lyra, que englobam terras das Usinas Laginha e Guaxuma, e assentados do Sertão, Zona da Mata e Litoral Norte Alagoano. A produção é, em sua maioria, de hortifruticultura, grãos e tubérculos. A estimativa é de que até o último dia da feira sejam comercializadas entre 90 e 100 toneladas de produtos.

Presença
O agricultor José Jacinto de Oliveira, o “Seu Zito”, como prefere ser chamado, veio do assentamento Pacas, no município de Murici. Ele participa das feiras há 22 anos e diz que não falta a uma, independentemente do movimento que organiza. “O movimento somos nós e somos mais fortes em equipe”, diz.

Seu Zito trouxe do seu lote banana comprida e prata, laranja lima, laranja pokan e manga. Entre um cliente e outro reclamou da seca na região: "Alagoas possui 47 municípios em situação de emergência", disse, explicando que a produção diminuiu. ”Eu colhia 10 mil bananas e para cá só chegou 2 mil, com muito esforço” avaliou Zito.

Além dos produtos comercializados, apresentações culturais podem ser vistas durante a noite. A feira segue na praça até sábado (13).

Assessoria de Comunicação Social do Incra/AL
(82) 3201-1950 / 1961
ascom.maceio@mco.incra.gov.br
www.incra.gov.br/al

 

 

Ir para o Topo