Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Agricultores realizam feira camponesa em Alagoas


Publicado dia 09/06/2017

Teve início na manhã da última quarta-feira (7) e termina neste sábado (10), na praça da Faculdade, em Maceió (AL) a 26ª edição da Feira Camponesa. A feira conta com 90 agricultores de diversos assentamentos de Alagoas. O evendo é organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e tem a participação do Incra.

Apesar das dificuldades causadas pelas chuvas que caíram no estado nos últimos dias e destruiu pontes, estradas e parte do que foi cultivado, os camponeses venceram os obstáculos para trazer a produção à capital. “Além das perdas, foi difícil chegar até aqui porque as estradas estão terríveis”, disse Heloísa Muniz, coordenadora da Pastoral da Terra.

Cícera Dias veio do assentamento Água Fria, em Maragogi, no litoral norte do estado. Ela disse que planta inhame e macaxeira, mas trouxe pimenta em conserva, banana prata e banana da terra para facilitar o transporte. “Somos eu, o meu marido e três filhos vivendo há 16 anos da agricultura, do que produzimos no lote”.

Alternativa

Jean Ferreira é apicultor e representa a Associação dos Apicultores de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, que conta com 2.100 colmeias de 18 produtores dos assentamentos Santa Maria, Zumbi dos Palmares e Pindoba. Segundo Jean, o incentivo ao desenvolvimento da apicultura ajuda a preservar as espécies de abelhas e o meio ambiente, pois as pessoas temem a defesa das abelhas e o desmatamento diminui na região.

A associação já produziu 16 toneladas de mel e aguarda o parecer do Ministério da Agricultura para operar uma unidade de entreposto relacionado (ER) que pode produzir, manipular e comercializar o mel sem intermediários. “Existe carência no mercado e tudo o que se produz é comercializado, inclusive exportado”, disse.

O superintendente César Lira esteve na abertura, parabenizou a organização da feira e afirmou que o Incra/AL está presente e a disposição dos trabalhadores na efetivação da reforma agrária no estado.

Ascom Incra/AL
82 3201-1961
82 9302-4389

Ir para o Topo