Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assembleia inicia regularização de comunidades quilombolas em Alagoas


Publicado dia 02/05/2018
 
O Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra em Alagoas realizou, dia 26 de abril, assembleia para iniciar o processo de regularização fundiária das comunidades remanescentes de quilombo de Poços do Lunga e Passagem do Vigário, no município de Taquarana, Zona da Mata alagoana. A assembleia discutiu a elaboração do relatório antropológico com representantes das comunidades e órgãos públicos, como a Fundação Cultural Palmares, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, prefeitura de Taquarana e governo de Alagoas.
 
De acordo com a antropóloga do Incra, Queila Brito, o passo seguinte é o trabalho de campo para elaboração do relatório antropológico com levantamento do histórico, formas de produção econômica, manifestações culturais e práticas sociais, genealogia, histórico de resistência e conflito, pesquisa cartorária. 
 
São 115 famílias quem vivem nas duas comunidades, 65 em Poços do Lunga e 50 em Passagem do Vigário, em uma área ainda em levantamento e estudo histórico. Essa etapa do Relatório Antropológico deve ser concluída até o final do ano, para então, a partir do início de 2019, realizar o levantamento fundiário, planta e memorial descritivo do Território Quilombola.
 
Territórios

Em Alagoas o território quilombola de Tabacaria, em Palmeira dos Índios, já está titulado. Cajá dos Negros, em Batalha, e Abobreiras, em Teotônio Vilela, já tiveram seus relatórios técnicos de identificação e delimitação (RTIDs) publicados no Diário Oficial, e estão em fase de contestação. Até o final do ano, pretende-se publicar a portaria de reconhecimento desses territórios.
 
Matéria atualizada em 02/05/2018, em 16h12.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/AL
(82) 3201-1961
ascom.maceio@mco.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/al

Ir para o Topo