Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentadas assinam contratos de crédito Fomento Mulher em Teresina (PI)


Publicado dia 09/02/2018
Crédito: Ascom Incra/PI

 

A manhã do dia 8 de fevereiro foi de comemoração para 21 mulheres do assentamento 17 de Abril, localizado na área rural de Teresina, que assinaram contratos de concessão do Crédito Instalação na modalidade Fomento Mulher, concedidos pela Superintendência Regional do Incra no Piauí (Incra/PI).

Os contratos foram liberados após a aprovação dos projetos elaborados pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater/PI) . Cada assentada deve receber até R$ 3mil para implantar o projeto produtivo desenvolvido especialmente para cada agricultora.

O superintendente do Incra/PI, Howsembergson Lima, garante que este ano haverá mais possibilidades de acesso ao crédito para os assentados piauienses. “Este foi o primeiro lote liberado este ano, mas já há mais projetos de assistência técnica elaborados e aguardando aprovação, o que será feito em breve”, afirma Lima.

Aptidão

A elaboração dos projetos das mulheres do assentamento 17 de abril foi acompanhado pelo coordenador regional da Emater/PI Alvací Orsano Pereira. Ele garante que todos foram elaborados de acordo com a aptidão de cada uma.

“No início, nós fomos ao assentamento explicar toda a dinâmica do programa, depois discutimos a elaboração dos projetos com elas, elaboramos as propostas e as enviamos ao Incra. Embora a maior afinidade das assentadas seja para a avicultura, algumas se interessam por artesanato, outras por horticultura e outras, ainda, por suinocultura”.

Diferentemente de outras assentadas, Teresa Pereira da Silva Santos, vice-presidente da Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Assentamento 17 de Abril, quer trabalhar com a produção de salgados. Ela tem uma pequena lanchonete próxima à escola do assentamento.

“Eu pretendo ampliar a produção que eu já tenho, gerar mais renda para mim. Eu tenho a expectativa de que venham muitas melhorias para comunidade, com esse crédito, porque, cada uma se interessando, tendo uma geração de renda, fazendo capital de giro com cuidado, eu acho que será melhor para toda a comunidade e para a pessoa que receber o crédito”, avalia Teresa, que, além da produção de salgados, tem plantio de milho e mandioca.

Para a assentada Francisca de Fátima Carvalho, o crédito servirá para ampliar sua criação de suínos. “Eu aprendi a criar porcos com a minha mãe e esta sempre foi minha atividade, algo que eu gosto muito. Esse dinheiro servirá para eu comprar mais porcos e mais materiais que eu uso na criação deles.”

Fomento Mulher
O Crédito Instalação na modalidade Fomento Mulher é concedido pelo Incra para mulheres assentadas que são atendidas pelas ações de assistência técnica da autarquia. É necessário ter o cadastro atualizado no Incra e estar inscrita no Cadastro Único de Proggramas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), entre outros requisitos.

O valor é de até R$ 3 mil por família assentada. O crédito fica disponível por até 180 dias na conta da beneficiária e esta tem até um ano para quitar o valor disponibilizado com 80% de desconto. Após este prazo, o valor deverá ser pago na sua totalidade com correção.

Matéria atualizada em 14/02/201/, às 15h14.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553/3223-5860/ Fax: 3222-1827
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br 
Twitter: @incrapiau
www.incra.gov.br

Ir para o Topo