Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentado assume direção de União de Cooperativas da Agricultura Familiar na Paraíba


Publicado dia 10/06/2019
 
 
O assentamento Canudos, na zona rural do município de Sobrado, região da Zona da Mata paraibana, sediou, no domingo (9), a assembleia de fundação da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) no estado. Jaciel Franklin Pereira da Silva, filho de um beneficiário da área de reforma agrária, foi eleito o primeiro presidente da Unicafes/PB pelos representantes das seis cooperativas que integram a seccional Paraíba - a 22ª unidade da federação a fazer parte da entidade.
 
Participaram do evento representantes de cerca de 3,7 mil famílias assentadas vinculadas a 27 cooperativas das regiões do Litoral, do Cariri e do Sertão paraibanos, além de agricultores familiares de todo o estado. Também estavam presentes o secretário-executivo da Unicafes Alagoas e vice-representante da Juventude Nacional da entidade, Rômulo Dantas, o secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Luiz Couto, e membros de outros órgãos colaboradores.
 
Em seu primeiro discurso como presidente da Unicafes/PB, Jaciel Franklin Pereira da Silva falou sobre a importância das cooperativas estarem unidas para disputar o mercado consumidor estadual, além de editais e licitações para fornecimento de alimentos a programas governamentais, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). "As cooperativas paraibanas se encontravam órfãs por não terem um representante único. Por isso, a criação da Unicafes/PB surgiu como uma ideia de fácil aceitação entre os agricultores familiares", disse.
 
Segundo ele, o número de cooperativas representadas pela Unicafes/PB crescerá em breve, passando de seis a 27. "Agora teremos assento nas decisões importantes e mais oportunidades de disputar espaços onde geralmente os pequenos produtores individuais não tinham vez", ressaltou.
 
As cooperativas que integram a Unicafes/PB foram representadas pela presidente da Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (Copaf), Maria Nazaré dos Santos Barbosa. Para ela, foi um momento ímpar, a concretização de um sonho. "Precisamos disso para termos representação política", enfatizou Nazaré.
 
O secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Luiz Couto, garantiu a participação da Unicafes/PB nas discussões sobre as ações e políticas públicas implementadas pela secretaria. "Vamos lutar para que o segmento tenha mais recursos a fim de que os projetos possam crescer e dar retorno aos pequenos produtores", afirmou.
 
Cooperativismo solidário
 
O representante da Unicafes nacional Rômulo Dantas, nascido em uma área da reforma agrária em Alagoas, destacou a importância da entidade para o fortalecimento e o escoamento da produção. Ele lembrou que cerca de 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros provêm da agricultura familiar. "Vamos poder gerar mais empregos e mais renda para o povo paraibano", disse.
 
Dantas deve retornar em breve à Paraíba para implantar o Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol), que tem por objetivo ofertar aos associados da Unicafes de todo o Brasil o aprimoramento das estratégias organizacionais das cooperativas da agricultura familiar e economia solidária. O foco é nas ações de fomento e inclusão de novas lideranças na gestão e governança das cooperativas, com fortalecimento do capital social, ampliação do número de multiplicadores, e inclusão de jovens e mulheres.
 
Estandes, comida e forró
 
O evento que marcou a fundação da Unicafes/PB começou pela manhã e só terminou no início da noite. Não faltou frango, carne de bode, feijão, frutas, doces, bolos e uma banda de forró pé de serra (tradicional).
 
A Cooperativa de Produção e Industrialização da Aquicultura e Agricultura Familiar da Paraíba (Cindeas), uma das seis que integram a Unicafes/PB e presidida por Adriano Pereira da Silva, montou um estande com um tanque-rede e um aquário com tilápias.
 
Também houve degustação da fábrica de cachaças Caninha do Vovô, que funciona no Sítio São Tomé, zona rural de Alagoa Nova.
 
Integrantes
 
Além da Cindeas e da Copaf, integram a Unicafes/PB a Cooperativa dos Empreendedores Rurais Rede Agro, cujo presidente é Jaciel Franklin Pereira da Silva; a Cooperativa dos Produtores Nordestinos da Agricultura Familiar (Cpnaf), representada pelo presidente, Deneh Carter Pereira da Silva; a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Bananeiras (Coopafab), presidida por Giveraldo Pereira de Azevedo, e a Cooperativa Agroindustrial do Seridó e Curimataú Paraibano Ltda. (Cooasc), que tem como presidente Júlio Pereira da Costa.
 
Apoios
 
O evento teve o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar/PB); da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer); da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid); do Projeto Cooperar e das secretarias da Pesca, de Direitos Humanos e da Agricultura Familiar do Governo do Estado da Paraíba. Outra contribuição veio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), resultado da parceria entre o Governo da Paraíba e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola. 
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
incra.gov.br/pb
facebook.com/Incra-PB-563000987063790/
 

Ir para o Topo