Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentados e agricultores familiares promovem Festival do Milho em João Pessoa (PB)


Publicado dia 20/06/2018
Crédito: Danton Dantas
 
Assentados da reforma agrária e agricultores familiares da Paraíba participam, de 21 a 23 de junho, da terceira edição do Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no bairro do José Américo, na capital João Pessoa. No evento, os consumidores podem comprar milho no varejo e no atacado, além de pratos típicos das festas juninas, como pamonha, canjica, bolos e doces. Também estão programadas apresentações culturais, sorteio de cestas de produtos da Cecaf e muito forró pé de serra.
 
No ano passado, os cerca de 50 participantes, entre assentados e agricultores familiares ligados a associações e cooperativas da agricultura familiar da região da Zona da Mata Sul da Paraíba, comercializaram mais de 100 mil espigas de milho nos três dias de evento.
 
Para a diretora do Setor de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa e coordenadora da Cecaf, Rogeany Gonçalves, o volume de vendas deve ser ainda maior nesta terceira edição do festival. “Os agricultores estão muito empolgados e começaram a se preparar com muita antecedência para atender à procura dos consumidores”, afirmou.
 
Realização
 
O evento é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Sedurb, em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e dos Territórios da Cidadania da Zona da Mata Sul e Norte.
 
A Cecaf
 
A Central é administrada pela Sedurb e está em funcionamento desde julho de 2015. Atualmente, comercializa a produção de 134 agricultores familiares e assentados de 28 municípios paraibanos: João Pessoa, Mamanguape, Jacaraú, Fagundes, Puxinanã, Lucena, Pitimbu, Pedras de Fogo, Areia, Bananeiras, Baía da Traição, Itapororoca, Natuba, Remígio, Lagoa Seca, Pilar, Cruz do Espírito Santo, Mari, Monteiro, Conde, Alhandra, Caaporã, Rio Tinto, Itabaiana, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e São Miguel de Taipu.

SERVIÇO
Evento: 3º Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf)
Data/Hora: 21 a 23 de junho, das 5h às 13h
Local: Av. Hilton Souto Maior, Nº 1112 - José Américo - João Pessoa (PB)
Contato: Rogeany Gonçalves, da Sedurb (83) 98756-5924.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
www.incra.gov.br/pb

 

Ir para o Topo