Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentados e quilombolas de SC fornecerão alimentos para PAA e PNAE


Publicado dia 09/06/2017
Crédito: Ascom Incra/SC

 

Cooperativas catarinenses administradas por agricultores assentados e associação de remanescentes de quilombo firmaram, recentemente, contratos como fornecedoras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Santa Catarina.

A Cooperativa de Produção, Indústria e Comercialização União do Oeste (Cooproeste), do Assentamento Rio dos Patos, de Lebon Régis (SC), já está entregando gêneros alimentícios para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na modalidade Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea (CPR – Doação), cujo objetivo é doar os produtos e promover a segurança alimentar e nutricional. “Todos os anos temos fornecido para a Conab e, nesse ano, decidimos fortalecer a produção e a geração de renda para as 160 famílias e entrar nas chamadas do estado também, pelo PNAE”, conta Clóvis Schregele, gerente administrativo da Cooproeste.

A Cooproeste já deu início à entrega de feijão preto para a merenda dos alunos da Rede Estadual de Ensino, através da chamada nº 28/2016 da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), e aguarda a convocação para fornecer alface, abobrinha, tempero verde, tomate, cebola e cenoura.

Também em contrato com a SED, a Cooperativa Regional de Industrialização e Comercialização Dolcimar Luiz Brunetto (Cooperdotchi), de Rio Negrinho, entregará feijão preto, mel de abelha e hortaliças para a região de Joinville, e a Cooperativa dos Assentados da Região do Contestado (Coopercontestado), de Fraiburgo, levará feijão preto a Lages. Segundo Fábio Alípio, diretor da Coopercontestado, o fornecimento para a chamada é essencial para os agricultores e para a cooperativa, por garantir preço e escoamento da produção. “Entramos com 45 toneladas nessa chamada, então já temos o preço e a venda contratados e podemos organizar a produção com cerca de 30 famílias assentadas. É muito importante para nós que temos limite na produção e por isso não conseguimos competir no mercado”, explica.

Inclusão quilombola
A Comunidade dos Remanescentes do Quilombo Morro do Fortunato, de Garopaba (SC), também estava entre as cooperativas que assinaram contrato com o estado na última sexta-feira (2). “Representamos nesta assinatura todas as comunidades quilombolas do estado. Este ato representa o desenvolvimento da nossa e o início de uma parceria que pode se estender para outras comunidades”, enfatizou Mercedes Machado, da Associação Morro do Fortunato. O grupo fornecerá, pela primeira vez, feijão preto, biscoitos caseiros de farinha de milho, de laranja e integral com chia, além de doces de banana e de uva, à Conab em São José (SC).

 

 

Assessoria de Comunicação Social - Incra/SC
(48) 3733-3557
www.incra.gov.br/sc
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc

 

Atualizada em 17h40 de 09/06/2017

 

Ir para o Topo