Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentados marcam presença no SemiáridoShow 2017, em Petrolina (PE)


Publicado dia 10/11/2017
Crédito: Diamantinas Projetos

 

Assentamentos da região do Médio São Francisco participaram da sétima edição do SemiaridoShow, que aconteceu entre terça (07) e sexta-feira (10), em Petrolina(PE). O evento é voltado para produtores, técnicos, estudantes e todos os interessados em conhecer as potencialidades do Semiárido, como tecnologias que proporcionam uma melhor convivência com as características peculiares do solo e clima da região.

Durante os quatro dias do evento, a superintendência do Incra no Médio São Francisco (Incra/MSF) trouxe 15 caravanas com assentados dos municípios de Petrolina, Dormentes, Afrânio, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e Curaçá/BA, através da assessoria da prestadora de serviço de assistência técnica Diamantina.

Além do espaço para demonstração e comercialização dos produtos oriundos da reforma agrária, os agricultores participaram de cursos, seminários temáticos e tecnologias expostas para convivência com o bioma, além do Festival de Sabores da Caatinga.

Interação
Ao conhecer o estande da reforma agrária os visitantes interagiram com os agricultores e conheceram mais de perto a realidade da família do campo e dos assentamentos sertanejos. Entre os produtos ofertados estavam artesanatos, frutas e produtos elaborados de forma sustentável com flora nativa da Caatinga.

O trabalhador rural José Cosme de Farias, do assentamento Ouro Verde, município de Lagoa Grande, é um exemplo de assentado participante que ofertou uvas de mesa e melancia. "venho em todas as edições do SemiaridoShow para apresentar as minhas uvas, aumentar minha rede de contato e o meu canal de vendas" explica.

Convivência com a seca
Este ano o grande desafio foi apresentar alternativas para a convivência com a seca, no momento em que a região enfrenta as consequências do sexto ano consecutivo de uma forte estiagem.

Para o superintendente regional, Bruno Medrado, que participou da abertura do evento, o Semiaridoshow é de grande importância: "é muito importante para o nosso homem do campo para ajudá-lo a vencer as dificuldades ocasionadas pelo grande período de seca que estamos atravessando", ressalvou Medrado .

O evento é realizado a cada dois anos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que nesta edição conta, pela primeira vez, com a parceria do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares e Rurais do Município de Petrolina (Sintraf). A feira é aberta ao público e acontece em uma área da Embrapa, localizada na BR-428, Quilômetro 152, na zona rural de Petrolina.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/Médio São Francisco
(87) 3861-2817
www.incra.gov.br

Ir para o Topo