Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentados recebem o novo Cadastro Ambiental Rural em Marabá


Publicado dia 25/05/2017

Na última sexta-feira (19), sessenta famílias de agricultores assentados receberam os certificados do novo Cadastro Ambiental Rural (CAR). A entrega foi realizada na Vila Santa Fé, localidade próxima aos assentamentos Bom Jardim da Voltinha, Carajás Tamboril, Murajuba e Voltinha do Itacaiúnas, todos no município de Marabá (PA). Os cadastros foram elaborados em parceria com a empresa Agroatins, prestadora contratada pelo Incra para dar assistência técnica nos assentamentos.

Na ocasião, o diretor da Agroatins, Ilker Moraes, explicou o que é o novo CAR. “Antigamente, o cadastro era gerenciado pelo governo do estado, através do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), no caso do Pará. Hoje, o CAR é emitido pelo Governo Federal, através do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).” explica Ilker. É definido como um sistema eletrônico de âmbito nacional destinado à integração e ao gerenciamento de informações ambientais dos imóveis rurais de todo o País.

Durante a reunião, o engenheiro agrônomo do Incra, José de Sousa Costa Júnior, falou sobre a importância do CAR. “É um documento que serve para o controle da gestão ambiental e para o ordenamento fundiário. Permite a comercialização de produtos agrícolas, assim como o acesso a linhas de crédito como o Pronaf A, exclusivo para assentados da reforma agrária.” afirma José Júnior.

O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e o combate ao desmatamento.

O contrato com a prestadora prevê ainda, ações de entrega de cadastros nos projetos de assentamento Benfica, Borracheira, Cuxiú, Dourada, Jatobá e Lago Vermelho. Todos na região da estrada do Rio Preto. Serão, no total, 717 cadastros.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/Marabá

(94) 3324-2713 / 2420 / 1216

ascom@mba.incra.gov.br

http://www.incra.gov.br/maraba

Ir para o Topo