Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentamento de Santarém (PA) realiza festival de danças folclóricas


Publicado dia 04/08/2017

 

A comunidade São Francisco do Carapanari, pertencente ao Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, localizado no município de Santarém (PA), realizará neste fim de semana, dias 5 e 6 de agosto, o IV Festival de Danças Folclóricas. O evento, realizado desde 2014, impulsiona a economia da região e dá visibilidade a grupos artísticos da cidade, especialmente, de carimbó e quadrilha estilizada.

Os grupos de dança que irão se apresentar são de bairros da área urbana e de comunidades do assentamento Eixo Forte, como São Braz, Irurama e Santa Maria. As apresentações serão avaliadas por um júri. Os três melhores grupos irão receber premiação em dinheiro.

O presidente da associação da comunidade São Francisco do Carapanari, Jurandir Castro Alves, avalia que o festival é uma grande oportunidade de gerar renda e valorizar o folclore paraense. “Além das danças, o evento dá a oportunidade para que as 52 famílias da comunidade comercializem sua produção, como as comidas típicas e o artesanato. Todo o rendimento é voltado para a própria comunidade”, destaca Alves. O objetivo é utilizar o faturamento do festival para concluir as obras do centro comunitário.

No IV Festival de Danças Folclóricas Festival serão comercializadas iguarias como bolos de macaxeira e milho, mugunzá, suco de frutas diversas, sorvete caseiro, pudins e salgados. Os pratos principais que estarão à venda são à base de galinha caipira e acari.

A abertura do festival será nesta sexta-feira (4), às 19h30, com programação só para a comunidade. Ao público em geral, o evento será aberto no sábado, a partir das 19 horas. No domingo, as atividades iniciam às 8 horas e encerram às 17 horas.

O Incra apoia o evento por meio da organização contratada pelo órgão para o serviço de assistência técnica e extensão rural no PAE Eixo Forte, a Consulte. Ela atua no suporte aos comunitários para a divulgação e a capacitação relacionada ao manejo de alimentos e à recepção das pessoas.

Como chegar

O acesso à comunidade se dá pela rodovia Everaldo Martins, a mesma que liga a área urbana de Santarém à vila balneária de Alter de Chão. É preciso entrar no ramal Irurama até chegar a um outro, da comunidade São Francisco.

Outra opção é pelos ramais que dão acesso à praia do Pajuçara, perto do restaurante Casa do Saulo. Haverá faixas de divulgação do evento em pontos estratégicos do percurso.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/Oeste do Pará

(93) 3522-1192

ascom@sta.incra.gov.br

http://incraoestepara.wordpress.com

http://flickr.com/incraoestepara

http://twitter.com/incraoestepara

http://www.incra.gov.br/santarem

Ir para o Topo