Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentamento do Oeste do Pará expõe produção no XXI Festival do Açaí


Publicado dia 31/10/2019
Crédito: Arquivo Incra
 
O Incra no Oeste do Pará é um dos parceiros do XXI Festival do Açaí, da comunidade de Santa Luzia, localizada no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, no município de Santarém (PA). O evento será realizado nos dias 2 e 3 de novembro.
 
A parceria com o Incra foi efetivada por meio da organização contratada pela autarquia para assistência técnica ao assentamento, a Consulte. O festival ocorre por uma iniciativa da Associação de Moradores da Comunidade Santa Luzia do Eixo Forte (AMSLEF), que firmou parcerias também com as Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Cultura (Semc) e Turismo (Semtur), além da iniciativa privada.
 
O XXI Festival do Açaí contará com a presença de 30 famílias comercializando o fruto natural e derivados, como: vinhos, pudins, licores, doces, bolos e salgados. O objetivo é comemorar a produção anual do açaí, que é destaque em Santarém e região. Também poderão ser encontradas no evento outras gastronomias, a exemplo de galinha caipira e pato no tucupi. A programação contará ainda com shows culturais.
 
O superintendente do Incra no Oeste do Pará, Gustavo Hamoy ressalta a importância do festival. “É um momento de valorização da cultura da comunidade local, que é referência na produção de açaí, e chama a atenção pelas plantações de palmeiras às margens dos igarapés”, disse.
 
Atualment,e a comunidade Santa Luzia possui uma microindústria de açaí, que beneficia o produto sem o contato manual dos comunitários e, assim, garante higiene e qualidade ao material.
 
Açaí
 
O açaí é uma iguaria culinária da região amazônica, produzida e consumida em alguns países, sendo que os estados do Amazonas, do Pará e do Maranhão respondem por, aproximadamente, 85% da produção mundial. Por séculos foi um alimento regional e rural, consumido por comunidades tradicionais e ribeirinhos amazônicos. Mas na década de 90 do século XX ganhou projeção no restante do Brasil e de lá passou a ser exportado para dezenas de países
 
Trata-se de um alimento comprovadamente saudável. Possui densidade calórica importante e é rico em polifenóis, que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e ajudam a eliminar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele. Além disso, o açaí é boa fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e beta-sitosterol, o que contribui para baixar o colesterol ruim.
 
Serviço:
 
A comunidade Santa Luzia fica localizada às margens da rodovia Everaldo Martins (PA-467), no quilômetro 13, na região do Eixo Forte, em Santarém (PA).
 
Programação:
 
02/11 (sábado)
19h30 – Abertura oficial com pronunciamento das autoridades presentes e leitura do histórico da comunidade;
20h – apresentação da Banda do 8º BEC;
21h – apresentação de zumba, carimbó do Cucurunã e desfile da Rainha 2019;
21h30 – seresta com música ao vivo.
 
03/11 (domingo)
9h – Música ambiente e venda de diversas iguarias regionais;
12h – música ao vivo e venda de almoço (galinha caipira);
12h30 – música ao vivo;
16h – bingão do Festival do Açaí;
17h – Festa do Açaí com atrações regionais;
20h – encerramento.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404

Ir para o Topo