Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Assentamentos do DF e Entorno participam de Encontro Nacional de Agroecologia


Publicado dia 30/05/2018
Crédito: Divulgação ENA
 
Agricultores com experiências em agroecologia de várias partes do Brasil estarão reunidos em Belo Horizonte (MG), no período de 31 de maio a 3 de junho, para participar do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que será realizado no Parque Municipal da capital mineira.
 
Assentamentos atendidos pelo Incra no Distrito Federal e Entorno levarão as suas experiências para o evento. Terão representação no encontro as áreas de reforma agrária Renascer, em Unaí (MG), Canaã, em Brazlândia, e Oziel Alves III, em Planaltina, ambos no Distrito Federal. Outros assentamentos selecionados foram Cunha, em Cidade Ocidental (GO), e São Vicente, em Flores de Goiás, além de Juvêncio e Veredas 2, ambos no município goiano de Padre Bernardo.
 
A programação do evento contará com uma rede de organizações, coletivos e parceiros da agroecologia que estarão envolvidos em atividades como oficinas, rodas de conversa, palestras e grupos de trabalho. “As discussões serão organizadas por grandes temas geradores, distribuídos por biomas. As soluções deverão ser definidas a partir de experiências locais”, explica a engenheira florestal do Incra, Débora Guimarães, uma das integrantes pela autarquia da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), a maior instância de diálogo entre governo e sociedade civil em torno desta pauta no país.
 
Durante o evento será realizada ainda uma feira, que terá caráter demonstrativo, mas cujos produtos poderão ser comercializados. Haverá também mostras de arte e de cultura e exibição de filmes. Mais informações na página do evento na internet: http://enagroecologia.org.br/
 
IV ENA
A quarta edição do encontro terá como lema “Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade”. Segundo consta na página do ENA na internet, a programação dos eventos nacionais propicia a realização de balanços e sínteses coletivas sobre os avanços e desafios do campo agroecológico brasileiro, exercendo papel determinante na afirmação política dos diversificados segmentos da sociedade, identificados com a alternativa agroecológica que se constrói de forma descentralizada em todo Brasil.
 
Durante os encontros são apresentadas experiências em agroecologia de diversos territórios do país. Nessas ocasiões há troca de conhecimento, compartilhamento de aprendizados técnicos e metodológicos e discussão dos efeitos das políticas públicas para a agricultura familiar e para os povos indígenas e de comunidades tradicionais. Também é oportunidade para dar visibilidade pública à agenda política do movimento agroecológico junto aos governos e à sociedade.
 
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra
Telefone: (61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br
www.incra.gov.br
twitter: @Incra_oficial
facebook: /incraoficial

Ir para o Topo