Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Atuação conjunta do Incra e Emater atende 5,6 mil famílias assentadas no Piauí


Publicado dia 20/06/2018

 

O Incra e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) assinaram, dia 18 de junho, acordo de cooperação técnica para beneficiar 5.650 famílias de 62 assentamentos, em 12 municípios piauienses. O objetivo da parceria, que terá duração de três anos, é realizar atividades de atualização cadastral, verificação de permanência das famílias beneficiárias nos lotes e ações destinadas à concessão e operacionalização das modalidades do Crédito Instalação.
 
O acordo foi celebrado no Centro de Referência de Assistência Social de São Miguel do Tapuio, a 225 quilômetros da capital, Teresina. Além do município, onde serão beneficiadas 1.142 famílias assentadas, a atuação conjunta alcançará áreas de reforma agrária de Amarante, Barras, Cabeceiras, Curralinhos, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Nazária, Palmeirais, Pio IX, Teresina e União.
 
O superintendente regional do Incra no Piauí, Sérgio Viana, explica que não há transferências de valores entre as instituições. “O Incra fará a liberação de recursos do Programa Nacional de Reforma Agrária, como o Crédito Instalação nas modalidades Fomento e o Fomento Mulher, para as famílias assentadas, e o trabalho de assistência técnica é feito pela Emater. O resultado virá através da geração de renda dentro do município e do estado”, disse.
 
Para o diretor-geral do Emater-PI, Marcus Vinícius Amaral, é possível multiplicar os valores recebidos pelas famílias. “Temos vários exemplos no país, e no Nordeste como um todo, de que se tiver uma assistência técnica contínua, como estamos fazendo aqui no Piauí, acompanhando de perto desde o início da mobilização até a aplicabilidade dos recursos, não tenho dúvidas de que os resultados virão, como já está ocorrendo”.
 
Amaral lembra que há famílias nas quais as mulheres estão investindo e tendo retorno dos créditos da modalidade Fomento Mulher recebidos. “O que a gente quer é isso, aplicar R$ 3 mil para poder ter um retorno de dez vezes, 20 vezes mais, porque sabemos que a agricultura familiar, tendo assistência técnica, é muito dinâmica”, garante.
 
Colaboração
 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Miguel do Tapuio, Antônio Francisco Pereira da Silva, considera o acordo muito positivo. “Isso só vem a beneficiar os nossos assentados, que estão carentes de atenção. Tenho certeza que a gente vai dar um salto de qualidade e irá melhorar a vida dos assentados do nosso município”.
 
Ele declara que o sindicato quer colaborar com a ação. “Estamos à disposição para trabalhar e fazer a nossa parte no que for preciso. Até porque eu também sou assentado do Incra e tenho muito orgulho disso”.
 
Uma equipe de servidores dos dois institutos está visitando os demais municípios para esclarecer o trabalho a ser realizado.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
Twitter: @incrapiaui
www.incra.gov.br/pi

Ir para o Topo