Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


CCIR 2018 pode ser expedido até 5 de dezembro sem cobrança de juros e correção


Publicado dia 03/12/2018
 
Os proprietários de imóveis rurais têm até o dia 5 de dezembro para emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) referente ao exercício de 2018. A emissão após a data limite acarreta cobrança de juros e correção monetária. O documento pode ser expedido eletronicamente, por meio do endereço https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao.
 
Para emitir o documento é necessário informar o código do imóvel junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural, o estado e o município de localização da área, e o CPF ou CNPJ do titular da propriedade. Após gerar o CCIR, o interessado deve pagar a Taxa de Serviço Cadastral na rede de atendimento do Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União, gerada pelo próprio sistema junto com o certificado.
 
Caso o prazo para pagamento da guia tenha expirado ou se houver pendências relativas aos anos anteriores, o titular do imóvel rural pode emitir novamente o CCIR, já que o próprio sistema vai atualizar os valores a serem cobrados.
 
SNCR
 
Atualmente, estão registrados no Sistema Nacional de Cadastro Rural cerca de 6,5 milhões de imóveis rurais privados, num total de 597,5 milhões de hectares. De 5 de novembro a 3 de dezembro, já foram expedidos 993.514 certificados, que totalizam 181.283.207 hectares.
 
Desde 2017 o Incra passou a emitir o CCIR a cada ano. Anteriormente o documento era expedido a cada dois ou mais exercícios.
 
Além da expedição eletrônica, o CCIR pode ser obtido nas Salas da Cidadania do Incra nos estados, nas Unidades Avançadas da autarquia e nas Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) – locais instalados nos municípios por meio de acordo de cooperação técnica firmado entre o Incra e as prefeituras.
 
O documento pode ser emitido também por meio da Sala da Cidadania Digital em http://saladacidadania.incra.gov.br, no portal do Incra em www.incra.gov.br ou pelo Portal Cadastro Rural em www.cadastrorural.gov.br.
 
 
Faça a emissão do CCIR do seu imóvel rural.

Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

Ir para o Topo