Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Encontro discute a educação do campo e celebra os 20 anos do Pronera


Publicado dia 11/06/2018
 
Com o tema “Educação é direito, não é mercadoria”, o Incra e o Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec) realizam o Encontro Nacional dos 20 anos da Educação do Campo e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O evento acontece entre os dias 12 e 15 de junho, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), no Campus Darcy Ribeiro, na capital federal.

O objetivo é socializar experiências e práticas, assim como discutir a importância da educação do campo para o desenvolvimento da agricultura familiar. Mais de 500 educadores, estudantes e outros profissionais que atuam na área estão inscritos no evento.

Durante o encontro serão realizados debates e apresentações de trabalhos para discutir temas como educação de jovens e adultos, gestão e políticas públicas, licenciaturas em educação do campo, experiências de formação em arte e cultura, gênero e educação, educação profissional, agroecologia, residência agrária, formação continuada de educadores e pedagogia da alternância. Mais de 150 trabalhos foram selecionados para o evento.

A abertura está marcada, às 9 horas, desta terça-feira (12), com a apresentação de mística sobre a educação do campo e o Pronera. Na sequência serão realizadas mesas de debates, apresentação de painéis e grupos de trabalhos, que vão abordar a conjuntura política agrária, o significado histórico do Pronera para a educação brasileira e experiências e práticas educativas em educação do campo.

As inscrições para o evento já estão encerradas, mas o público em geral pode participar das atividades culturais, como a apresentação dos cantares e bailares do campo, com os cantores Val Santos, Marquinhos Monteiro e Zé Pinto, na noite do dia 14, e da feira de produtos da agricultura familiar, em funcionamento durante o evento.

Pronera

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, que completou 20 anos em abril deste ano,   nasceu da demanda dos movimentos sociais e sindicais de trabalhadores rurais em 1998 pelo direito à educação com qualidade no campo. Sua atuação se dá por meio de parcerias entre o Incra e instituições públicas de ensino ou instituições comunitárias de ensino sem fins lucrativos, além de governos estaduais e municipais, com o apoio de entidades representativas do público da agricultura familiar.

Em duas décadas foram ofertados 499 cursos, em parceria com 94 instituições de ensino, atendendo 186.734 beneficiários nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino médio técnico, superior e pós-graduação, em mais de mil municípios.

O programa propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária. O público-alvo é composto por jovens e adultos dos projetos de assentamento criados e reconhecidos pelo Incra, quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).

Consulte a programação geral do encontro nacional.

Acesse a programação dos painéis e grupos de trabalho do encontro.

Atualizado em 11/06/2018, às 19h08.

Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br
 

Ir para o Topo