Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Famílias assentadas no Nordeste paraense recebem Contratos de Concessão de Uso


Publicado dia 05/12/2017

 

O Incra em Belém entregou 80 Contratos de Concessão de Uso (CCU) para famílias do assentamento Paragonorte, localizado no município de Paragominas, região Nordeste do Pará. A concessão dos títulos aconteceu no sábado (2) em evento realizado no ginásio coberto da Escola Municipal Raimundo Expedito Bragança, construída pelo Incra para atender as comunidades do assentamento.

Na quadra de esportes do ginásio, cerca de 500 agricultores, lideranças rurais, sindicalistas, prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais, além do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, acompanharam a entrega dos documentos que transferem provisoriamente o lote aos beneficiários da reforma agrária e garantem aos assentados o acesso à terra, aos créditos disponibilizados pelo Incra e a outros programas do governo federal.

O assentamento Paragonorte conta com 1.205 famílias assentadas em uma área total de 41,6 mil hectares. Foi criado em 1998 a partir da obtenção de um imóvel pertencente à empresa Casema e de um outro imóvel doado pelo Governo do Pará, com o objetivo de atender as famílias não índias que ocupavam a Reserva Indígena Tembé do alto Rio Guamá, conforme acordo feito com o Ministério Público Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai), para desintrusão da área indígena.

Com a entrega realizada em Paragonorte, o número de CCU disponibilizado a agricultores do Nordeste paraense chega a exatos mil títulos provisórios. O Incra em Belém já montou programação para entregar, durante o mês de dezembro, outros CCU para famílias assentadas na região, bem como conceder créditos na modalidade Apoio Inicial no valor de R$ 5,4 mil por família.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PA
(91) 3202-3858
www.incra.gov.br/belem

Ir para o Topo