Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Famílias assentadas recebem títulos definitivos no Maranhão


Publicado dia 25/04/2018
 
O município maranhense de Davinópolis, na região Tocantina, sediou a solenidade de entrega de títulos definitivos de terras aos beneficiários da reforma agrária, realizada pelo Incra no Maranhão, dia 20 de abril, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
 
Além dos agricultores de Davinópolis, participaram e receberam títulos os assentados dos municípios de Buritirana e Governador Edson Lobão. Ao todo, foram 153 títulos distribuídos, sendo 23 entregues a beneficiários do assentamento Alegria; 39 entregues no Gameleira/Matões; 38 em Centro d’Amor e 53 documentos no assentamento Taboleirão.
 
O Título de Domínio é garantido pela Lei 8.629/93 e é o instrumento que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo.
 
A solenidade contou com a presença de dez prefeitos da Região Tocantina, deputados federais e estaduais, do chefe do escritório da subsecretaria de regularização fundiária na Amazônia Legal, autoridades locais, presidentes dos sindicatos de trabalhadores rurais da região e presidentes de associação dos assentamentos beneficiados com a ação.
 
Na fala de abertura, o superintendente do Incra/MA, George de Melo Aragão, destacou o momento histórico vivido pelas famílias. “Sabemos da importância desta ação na vida dos agricultores. O que parecia ser somente um sonho de ter um pedaço de terra, hoje está se concretizando e, de agora em diante, vocês serão proprietários definitivos do lote onde residem”, explicou.
 
O prefeito de Davinópolis, Ivanildo Paiva Barbosa, destacou a importância do título da terra para garantir a propriedade do imóvel e para os assentados acessarem novos financiamentos.
 
A presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Davinópolis, Elaine Coelho da Silva, que representou os demais presidentes de sindicatos presentes, parabenizou os assentados pela conquista e também cobrou melhorias para os assentamentos da região. “Vocês todos estão de parabéns por esta conquista mas, acima de tudo, estão de parabéns por permanecerem nos seus lotes, muitas vezes sem estradas de acesso, atendimento de saúde e educação adequados”, disse.
 
O casal Ivan Dalem Ribeiro da Silva e Marizete Mendes da Silva, do assentamento Centro d’Amor, em Buritirana, estava muito feliz e recebeu o título de terra das mãos do superintendente do Incra/MA. “Isso é muito importante para nós, esse documento vai nos ajudar a conquistar mais coisas para o nosso lote e nossa família. Agora somos realmente donos da nossa terra”, frisou.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/MA
(98) 3878-7450
ascom@sls.incra.gov.br
www.incra.gov.br/ma

Ir para o Topo