Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Inaugurado escritório do Incra em Bauru/SP


Publicado dia 29/06/2018

 

O Incra em São Paulo (Incra/SP) inaugurou, nesta sexta-feira (29), o Escritório Regional de Bauru. O espaçoso imóvel de 140 metros quadrados fica localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, 25-16, Jardim Carolina, e foi cedido pela prefeitura para que a autarquia possa atender as demandas das famílias assentadas na região e agilizar procedimentos, evitando deslocamentos à sede regional do Instituto, na capital paulista.

O presidente do Incra, Leonardo Góes, destacou o papel da autarquia como indutora do desenvolvimento rural do país: “Estamos criando instrumentos concretos para fortalecer as políticas executadas pelo Incra.” Ele anunciou as novas políticas de crédito e de moradia para as famílias assentadas, além de investimentos de R$ 20 milhões em infraestrutura no Estado de São Paulo.

A recuperação da capacidade operacional e humana foi outro aspecto ressaltado por Góes. “Não há política de Estado forte e consistente com recursos humanos e carreiras sucateados. Estamos na expectativa de que semana que vem tenhamos uma reestruturação que resgate o potencial do Incra na formulação e execução das políticas agrária e fundiária”, declarou.

Mais proximidade com assentados

Na região de Bauru, o Incra administra nove assentamentos, localizados em municípios como Agudos, Avaré, Bauru, Iaras e Piratininga. São mais de 12 mil hectares onde vivem 732 famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária.

O superintendente regional interino do Incra/SP, Edson Alves Fernandes, esclareceu a importância do escritório para aproximar o poder público do produtor rural, especialmente das famílias assentadas: “Com esse objetivo, já inauguramos cinco escritórios regionais, em Presidente Epitácio, Mirante do Paranapanema, Araçatuba, Promissão e São José dos Campos. Este de Bauru é o sexto e, até setembro, devemos inaugurar outros dois”.

Ele destacou a importância de dar respostas a demandas antigas das famílias, mesmo que sejam problemas complexos. “Com transparência e diálogo, buscamos as alternativas e os esclarecimentos”, afirmou.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, vereadores e deputados. Todos enfatizaram a importância dessa aproximação com as famílias assentadas, acampadas e da população do campo em geral.

Também representaram o Incra/SP no evento o chefe da Divisão de Obtenção de Terras, Luciano Silva, o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos, Reinaldo Rodrigues, o chefe do Ordenamento da Estrutura Fundiária, Renato Miranda e o chefe da Divisão de Administração, Wanderley Brito.

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/SP
(11) 3823-8558
imprensa@spo.incra.gov.br
www.incra.gov.br/sp

 

Ir para o Topo