Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra articula parceria com UFBA para educação de 4,8 mil jovens e adultos assentados


Publicado dia 10/08/2017
A previsão é de que sejam abertas 270 turmas que irão beneficiar os oito estados da Região Nordeste
Crédito: Ascom Incra/BA

 

O Incra e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) apresentaram projeto de curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de escolarizar 4,8 mil jovens e adultos de assentamentos do Nordeste. A reunião técnica aconteceu na Faculdade de Educação da UFBA, na capital baiana, com a partipação de representantes de movimentos sociais do campo, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Católica de Salvador (UCsal).

O curso deve atender jovens e adultos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra na região, além de agricultores beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário, quilombolas e trabalhadores rurais acampados cadastrados pelo instituto. A previsão é que sejam abertas 270 turmas para beneficiar oito estados nordestinos.

O projeto é uma iniciativa do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A proposta pedagógica foi elaborada pela UFBA e aprovada pela Comissão Pedagógica Nacional do Pronera em setembro do ano passado.

Na reunião foi aprovada a criação de grupo de trabalho para articular, discutir e executar o projeto. O Incra deverá assinar parceria com a UFBA para que os cursos de escolarização de jovens e adultos possam ser implantados nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

A coordenadora geral substituta de Educação do Campo e Cidadania do Incra, Conceição Coutinho, afirmou que essa iniciativa tem amplo impacto social. “Levaremos educação básica para uma das regiões que mais carecem dessa atenção”, afirma. Segundo Conceição, o próximo passo é abrir um espaço para o diálogo dessa agenda nos outros estados, com os governos estaduais e movimentos sociais. 

Atualizado em 11/08/2017, às 13h33.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
(71) 3505-5308
imprensa@sdr.incra.gov.br
www.facebook.com/incra.ba
Twitter: @IncraBahia
www.incra.gov.br/ba

Ir para o Topo