Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra assegura recursos para produção de arroz parboilizado no Paraná


Publicado dia 22/02/2017

 

A produção anual de 340 mil sacas de 60 quilos de arroz por ano da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária Avante (Coana) recebeu nesta segunda-feira (20) mais um incentivo para aumentar a produção. Por meio do Incra, foram liberados R$1,7 milhão em recursos do programa de agroindustrialização de assentamentos Terra Sol para a aquisição de equipamentos para a parboilização de arroz.

Com 1,3 mil famílias cooperadas a Coana já responde por 30% do arroz colhido em Querência do Norte (PR), município do Noroeste do Paraná que é o maior produtor dessa cultura no Estado. A produção se concentrava no arroz tipo 1 (polido) e tipo 2, além do farelo. Com os recursos que serão investidos a Coana poderá diversificar o fornecimento de arroz de mais um tipo: o parboilizado.

O termo tem origem na expressão inglesa parbolied (abreviação de partial boiled) e é um tipo de arroz que passa por um processo de pré-fervura. Os equipamentos que serão adquiridos pela Cooperativa permitirão aplicar a técnicas de preparação e condicionamento deste tipo de arroz que conta com maior valor nutritivo e mais rapidez ao preparo do grão.

Para o diretor da divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos do Incra, Ewerton Giovanni dos Santos, essa produção pujante é que se deseja para os pequenos produtores rurais. “A experiência nos assentamentos no Noroeste do Paraná não é apenas um modelo para o estado, mas também para o país. Esperamos que, com esse investimento do Incra haja a agregação de valor à produção dos assentamentos para que as famílias assentadas possam ter uma renda maior e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida no campo”, completa.

Já a prefeita de Querência do Norte, Rozinei Aparecida Raggiotto Oliveira, acredita que as benesses para o município começaram antes deste investimento. “A criação do assentamento foi benéfica a Querência do Norte. As famílias assentadas têm trabalho e moradia e ajudam a dinamizar a economia das cidades. O nosso município ganhou muito, não só com a diversidade cultural que o assentamento agregou, mas também com a riqueza da produção agrícola”, destaca a prefeita.

Histórico

Implantada em 1995, a Coana concentra a produção de arroz e leite de dois municípios do Noroeste do Paraná: Querência do Norte e Santa Cruz do Monte Castelo.

A cooperativa reúne a produção de doze assentamentos do Incra com mais de 800 famílias, além da produção de outros quase 500 agricultores familiares. Atualmente o Noroeste do Paraná é referência na produção de leite e arroz e na agroindustrialização desses produtos.

O setor de laticínios da Coana destaca-se na produção de derivados lácteos, como queijo mussarela, provolone, ricota, bebida láctea de morango e coco, iogurtes, leite pasteurizado, manteiga e minas frescal.

Os produtos são distribuídos nos supermercados de Londrina e Maringá, além de instituições beneficiadas com os programas de Aquisição de Alimentos e Fome Zero, do governo federal.

Terra Sol

O programa Terra Sol foi lançado em 2004 pelo Incra e tem como principal objetivo criar meios para o desenvolvimento sustentável e a qualificação da reforma agrária no país, apoiando organizações de agricultores assentados. Entre suas principais metas, estão o aumento da renda familiar e a valorização das especificidades cultural de cada localidade.

Por meio de convênios e parcerias, o Terra Sol estimula atividades de agroindustrialização, comercialização da produção, agroextrativismo, capacitação de técnicos e assentados, eventos que promovam a interligação solidária dos assentamentos bem como a divulgação e venda dos produtos da reforma agrária.”


Assessoria de Comunicação Social do Incra/PR
(41) 3360-6538 / (41) 9238-6380
ascom@cta.incra.gov.br
https://www.facebook.com/incraparana
www.incra.gov.br

Ir para o Topo