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Incra certifica 16 prefeituras do Piauí para atuar em cadastro de imóveis


Publicado dia 25/05/2018
 
Representantes de 16 prefeituras piauienses que vão atuar em Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) receberam, dia 25 de maio, o certificado do curso “Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) – Teoria e Prática Operacional”. A capacitação aconteceu no período de 21 a 25 de maio, nos turnos da manhã e da tarde, na sede da Superintendência Regional do Incra no Piauí, em Teresina.
 
As UMCs certificadas e que estão aptas para atuarem na emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) são as de: Alagoinha; Bom Jesus; Brejo do Piauí; Esperantina; Guadalupe; Nazaré do Piauí; Padre Marcos; Pajeú do Piauí; Pavussu; Pimenteiras; Redenção do Gurgueia; Ribeiro Gonçalves; São Francisco do Piauí; Simplício Mendes; União e Valença. Também fizeram o curso outros dois representantes que atuam na Sala da Cidadania e no Setor de Cadastro do Incra/PI, respectivamente.
 
A entrega dos certificados foi realizada com a presença do superintendente regional do Incra/PI, Sérgio Ricardo Soares Viana, que destacou o empenho da equipe do Setor de Cadastro Rural. “Foi o meu primeiro ato como superintendente e gostaria de parabenizar a equipe do Incra por essa missão e organização em levar esse conhecimento para os municípios parceiros”, disse.
 
“Com esse curso, ajudaremos as pessoas, o crescimento e desenvolvimento do nosso município. Acho fundamental a capacitação. A equipe do Incra é muito boa”, ressaltou o participante da prefeitura de Pajeú do Piauí, João Roberto Pereira da Silva.
 
Capacitação
 
O curso, com duração de 36 horas/aula, é específico para prefeituras que tenham assinado acordo de cooperação técnica com o Incra para a criação, a instalação e a manutenção de Unidades Municipais de Cadastramento.
 
As UMC são estruturas geralmente instaladas em prefeituras municipais, com pessoal devidamente treinado pelo Incra, objetivado descentralizar serviços e garantir melhor atendimento ao público.
 
As unidades facilitam a vida do proprietário que precisa de serviço de cadastro de imóvel rural ou emissão do CCIR, sem que ele tenha que se deslocar do município em que vive até a capital.
 
O CCIR é o documento exigido para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial. Pode ser emitido gratuitamente em uma UMC e na Sala da Cidadania instalada em parceria nos municípios ou pela internet.
 
A atualização cadastral dos imóveis rurais deve ser realizada sempre que ocorrerem alterações na área, na exploração ou no domínio da propriedade ou posse. Os titulares de imóveis cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) podem realizar a atualização de forma eletrônica por meio da Declaração para Cadastro Rural ou em uma UMC e na Sala da Cidadania instalada em parceria nos municípios.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
www.incra.gov.br/pi

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