Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra consolida investimento de R$ 1,6 milhão em áreas quilombolas de Sergipe


Publicado dia 27/04/2018
 
O Incra formalizou, dia 26 de abril, a aplicação de cerca de R$ 1,6 milhão em dois territórios quilombolas do estado de Sergipe.
 
Os recursos são destinados ao investimento em créditos na modalidade Apoio Inicial, disponibilizada pela autarquia federal a 320 famílias nos quilombos Serra da Guia, em Poço Redondo, e Mocambo, no município de Porto da Folha. “A aplicação desses recursos dá sequência a um trabalho iniciado ainda em 2017 e consolida uma conquista histórica para os quilombos sergipanos. É um primeiro investimento em créditos, que abre caminho para que cada família produza, cresça e alcance cada vez mais autonomia e qualidade de vida”, analisou o superintendente regional do Incra/SE, Gilson dos Anjos.
 
Pioneira no pagamento de créditos para famílias quilombolas em todo o país, a superintendência regional do Incra no estado contemplou em novembro do último ano 60 famílias da comunidade de Mocambo. Com a assinatura de novos contratos para a concessão de créditos, dia 26 de abril, outras 120 famílias do território quilombola também foram atendidas.
 
Na comunidade de Serra da Guia, 200 famílias foram beneficiadas nesta segunda etapa de investimentos em áreas quilombolas do estado.
 
Regularização Fundiária
 
Além de consolidar novos investimentos em créditos para famílias quilombolas, o Incra concretizou, na data, uma nova etapa do trabalho de regularização fundiária desenvolvida em Sergipe.
 
A ação, resultado de convênio entre a autarquia e o governo do estado, promoveu a entrega de 114 títulos de propriedade para assentados do município de Porto da Folha, no Alto Sertão Sergipano. “Esses documentos oferecem ao agricultor toda a segurança necessária. É um trabalho que tira o trabalhador da condição de posseiro e o transforma em proprietário do seu imóvel, agregando benefícios e direitos fundamentais, como o acesso a créditos bancários e a benefícios do INSS, por exemplo”, explicou o chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/SE, Sany Mota.
 
Em 2017, 1.468 agricultores foram beneficiados pelas ações de regularização fundiária empreendidas por meio de dois convênios firmados entre o Incra e o governo do Sergipe, nos municípios de Porto da Folha, Umbauba, Campo do Brito, Frei Paulo e Poço Verde.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SE
(79) 4009-1507
ascom@aju.incra.gov.br
Facebook: /incrasergipe
www.incra.gov.br/se

Ir para o Topo