Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra cria primeiro projeto de assentamento de 2018 em Pernambuco


Publicado dia 26/04/2018
 
Superintendência Regional do Incra em Pernambuco publicou no Diário Oficial da União, no dia 11 de abril de 2018, a portaria de criação do Projeto de Assentamento Wilson Alves da Silva, que é o primeiro a ser criado no ano no Estado. O assentamento, cujo nome homenageia um servidor do Incra/PE, foi constituído nas terras da antiga Fazenda Santa Rosa – localizada no município de Bezerros, na região Agreste do Estado.
 
Com uma área total de 524 hectares, a Fazenda Santa Rosa foi decretada como utilidade pública para fins de reforma agrária em dezembro de 2013. A medida tomada pela Presidência da República se deu depois de um laudo que constatou a propriedade como não produtiva, dando fim a uma disputa na justiça que durou cinco anos.
 
O trâmite administrativo e confecção das peças técnicas incluíram laudo de avaliação, estudo de capacidade e geração de renda. Além disso, foram feitos o memorial descritivo e planta da área por meio de várias equipes do Incra/PE, que resultaram na emissão de posse em favor do Instituto em março de 2017.
 
A capacidade do assentamento Wilson Alves da Silva é de lotes para 45 famílias de trabalhadores rurais. Os agricultores, que já estão cadastrados, agora ficarão no aguardo da seleção de beneficiários. Só após a divulgação da lista é que as famílias poderão ter acesso ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), que dá direito ao programa Minha Casa Minha Vida Rural, e créditos financeiros voltados ao trabalhador do campo.
 
Homenagem a servidor
O batismo do assentamento Wilson Alves da Silva foi homenagem a um servidor que teve sua base na indústria sucroalcooleira. Wilson inicialmente trabalhou com carteira assinada na antiga Usina Caxangá, localizada em Ribeirão, município da Zona da Mata Sul de Pernambuco.
 
Até então, atuando como auxiliar mecânico, o trabalhador passou a fazer parte, em 1979, da Unidade Agroindustrial de Caxangá, como servente. Em 94, Wilson foi aderido ao quadro de servidores, ocupando o cargo de Agente de Portaria, que tempos depois, passou a se chamar “Unidade Avançada de Caxangá”, na mesma localidade. Em 2001, é transferido para a sede da Superintendência Regional do Incra/PE, em Recife, ocupando o mesmo cargo, mas lotado no Serviço de Implantação de Projetos de Assentamento, da Divisão de Obtenção de Terras.
 
Juntamente com outros servidores, Wilson era responsável pela distribuição de cestas básicas aos acampados. Este trabalho lhe rendeu uma congratulação por escrito em 2003, pelo Superintendente da época, João Farias. Na oportunidade, o Incra/PE foi citado na capa do jornal de maior circulação de Pernambuco, pelo fato de ser o Estado com mais acampados beneficiados com o programa Fome Zero.
 
Quem conheceu e teve oportunidade de trabalhar junto ao servidor, conta que Wilson sempre foi uma pessoa muito boa e empática. “Ele foi um ótimo servidor, sempre tratou muito bem os acampados, assentados e os lideres dos movimentos sociais. Ele agia dessa forma tanto aqui no Incra, quanto no campo”, comenta Eliezer da Silva Alves, servidor que trabalhava com Wilson desde 2007 até ele vir a falecer.
 
Wilson Alves da Silva faleceu em fevereiro de 2015, aos 53 anos, vítima de complicações da diabetes. Ao todo, o trabalhador contribuiu com 35 anos de serviços prestados ao Incra/PE. A sugestão do nome partiu de Júnior Lira, líder da Organização da Luta na Cidade e no Campo, responsável por coordenar o acampamento.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PE
(81) 3426-1217 / 3231-3570 
http://www.incra.gov.br/recife

Ir para o Topo