Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra divulga primeiros resultados do trabalho no Triângulo Mineiro


Publicado dia 05/09/2017
Equipes da Superintendência Regional do Incra em Minas Gerais que atuam na região de Uberlândia (MG) realizaram em torno de 500 atualizações cadastrais e 150 vistorias de campo em 40 dias de atividades. Os resultados foram divulgados durante a entrega de Contratos de Concessão de Uso (CCU) a agricultores do assentamento José dos Anjos, na última quinta-feira (31/08).
 
Na ocasião, 23 famílias receberam o documento que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter provisório. Segundo o coordenador dos trabalhos, o analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, Marcelo Gonçalves da Silva, os contratos são os primeiros emitidos pelos técnicos que estão em Uberlândia.
 
Desde julho, eles apuram as informações cadastrais das famílias assentadas para fins de titulação, em atendimento centralizado na Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento. “Esta é uma conquista da sociedade rural uberlandense e uma amostra da seriedade e compromisso com que o Incra vem tratando a questão fundiária na região. Cremos ainda que esse trabalho esteja inaugurando uma nova era da atuação do Incra junto aos beneficiários da reforma agrária e dos produtores rurais em geral no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”, disse Silva.
 
“Deu um novo ânimo para o assentamento, pois a presença do Incra aumentou. Todos ficaram felizes e esperamos que o Incra volte mais vezes e se torne cada vez mais presente”, confirmou a agricultora Sônia Regina Pereira Gonçalves, ao receber seu CCU no assentamento José dos Anjos.
 
Até o final do mês, devem ser emitidos Contratos de Concessão de Uso para famílias dos assentamentos Nova Tangará, Emiliano Zapata e Valci dos Santos (todos localizados em Uberlândia).
 
Atividades
 
Em Uberlândia, foram realizadas 307 atualizações cadastrais. Os servidores do Incra também visitaram 150 unidades familiares aptas a receber o título definitivo no assentamento Nova Tangará.
 
Eles verificaram dados de produção, infraestrutura, limites de área, benfeitorias, entre outros, a fim de elaborar o laudo de vistoria necessário ao parecer técnico para a titulação final.
 
Também foi observado o cumprimento da legislação agrária e ambiental e as cláusulas resolutivas do Contrato de Concessão de Uso, bem como a adequada exploração da parcela de terra.

Durante a segunda quinzena de agosto, outra equipe do Incra/MG efetuou 177 atualizações cadastrais de beneficiários dos assentamentos Iturama e Reserva, ambos situados no município de Limeira do Oeste.
 
Os trabalhos da autarquia federal contam com apoio das respectivas prefeituras e da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP). O atendimento segue em Uberlândia, junto à Unidade Municipal de Cadastro, na avenida das Gameleiras, nº10 – bairro Planalto, em espaço cedido pela Secretaria Municipal de Agropecuária. O telefone para contato é (34) 3255-2629.
 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/MG
(31) 3284-7446
comunicacao@bhe.incra.gov.br
www.incra.gov.br/mg

Ir para o Topo