Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra e moradores de assentamento no Acre elaboram juntos plano de uso sustentável da área


Publicado dia 01/06/2016
 
A Superintendência Regional do Incra no Acre, por meio do Grupo Técnico Ambiental (GTA), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), elaborou o Plano de Uso do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Croa, junto com a comunidade durante um grande encontro ocorrido esta semana no próprio assentamento, que fica no município de Cruzeiro do Sul.
 
Assim, a própria comunidade, como principal interessada, pode participar das discussões sobre o futuro do assentamento que tem um importante potencial turístico e econômico sustentável, por conta de sua localização privilegiada e suas belezas naturais. No PDS Croa estão assentadas 42 famílias numa área de 12 mil hectares.
 
O plano de uso objetiva formalizar os tratados e acordos das relações entre a comunidade, com vistas a adequar a legislação ambiental com a promoção das atividades produtivas e potenciais do assentamento, privilegiando o cuidado com o meio ambiente e utilização sustentável dos recursos naturais na geração de trabalho e renda.
 
Por isso, as discussões, encaminhamento de propostas e aprovação envolveram também a Sema, moradores de Cruzeiro do Sul, assentados e as comunidades da região - numa parceria com foco na promoção do desenvolvimento sustentável e potencial turístico do assentamento.
 
“Como servidor do Incra é uma satisfação fazer a nossa parte de encaminhar políticas públicas que casem o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Como cidadão, um orgulho constatar o natural comprometimento das famílias em preservar o verdadeiro tesouro natural que representa essa região”, avaliou Aristótales Barros de Madeiros, coordenador do GTA/Incra.
 
O Croa
Para chegar ao Rio Croa é preciso percorrer 20 quilômetros saindo de Cruzeiro do Sul pela BR-364. A grande diversidade de riquezas naturais demandam um eficaz e contínuo plano de preservação para a área. As características de lago e a consciência dos moradores em preservar o local fazem do Rio Croa uma fonte fácil de alimentos para a subsistência da comunidade. 
 
O Rio Croa, que corta parte do município de Cruzeiro do Sul, ao longo de 13 anos foi perdendo características naturais de um rio da Amazônia, quando a água do Juruá, maior rio da região, mudou o curso por causa do desbarrancamento. Assim, a correnteza deixou de represar água para dentro do Croa no período de cheia. Contudo, ganhou semelhança de um lago paradisíaco.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/AC
(68) 3214-3023
http://www.incra.gov.br/ac

Ir para o Topo