Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra integra ação de combate à degradação ambiental em áreas sob influência do rio São Francisco


Publicado dia 30/11/2016
 
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) integrará, até a próxima sexta-feira (2), uma operação conjunta que pretende identificar e desarticular ações de degradação ambiental em áreas sob influência do rio São Francisco.
 
Coordenada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pelos ministérios públicos Federal e Estadual de Sergipe, Bahia e Alagoas, a ação, batizada de “Fiscalização Preventiva Integrada” (FPI), ocorre em municípios banhados pelo rio na chamada “tríplice divisa”, que separa os três estados.
 
Ao todo, 56 instituições e mais de 400 profissionais estão envolvidos na operação. “Essa união de esforços, com a parceria entre todas essas instituições é absolutamente crucial para que haja uma confluência na apuração das denúncias e na organização do trabalho preventivo. É uma ação de efeito prático imediato e que também possibilita o fortalecimento do diálogo entre os órgãos nessa luta pela preservação do rio São Francisco”, avaliou Sany Mota, chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária da Superintendência Regional do Incra em Sergipe.
 
Planejadas com meses de antecedência, as ações são realizadas de forma simultânea por diferentes equipes espalhadas em áreas dos três estados. “Todas as ações são sigilosas e bem planejadas. Os alvos são identificados e a fiscalização acaba surpreendendo os agentes da degradação”, explicou Sany.
 
Iniciada no último dia 20 de novembro, a operação já identificou, entre outros problemas, focos de desmatamento e extração ilegal de madeira em áreas quilombolas e de reforma agrária.
 
Um balanço com o resultado final das operações será apresentado a todas as instituições envolvidas na próxima sexta-feira (2).
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SE
(79 ) 4009-1524
ascom@aju.incra.gov.br 
www.facebook.com/incrasergipe
http://www.incra.gov.br/se

Ir para o Topo