Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra integra comissão de combate à queimadas e desmatamento de Rianápolis/GO


Publicado dia 10/04/2019
 
O Incra em Goiás passou a integrar a Comissão Executiva do Plano de Prevenção e Combate do Desmatamento e Queimadas do município de Rianápolis (GO) – localizado na região central do Estado e distante cerca de 170 quilônetros da capital Goiânia. 
 
O trabalho do grupo é voltado para implementar, acompanhar e avaliar ações do plano de combate ao desmatamento e queimadas. Ao Incra, cujo representante no grupo é o servidor Lawrence Ribeiro Espinosa, compete quando necessário repasse de imagens de satélites de áreas verdes e o possível treinamento de técnicos para recepcionar e manusear as informações no âmbito local.
 
A comissão, que será coordenada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Semamar) de Rianápolis, é composta ainda por representantes da Secretaria Municipal de Administração, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Nacional do Índio (Funai), da Associação Goiana dos Municípios (AGM) e da Federação da Agricultura Pecuária do Estado de Goiás (FAEG).
 
As diretrizes de ação da Comissão estão fundamentadas, sobretudo, no fortalecimento da educação ambiental, a partir da disseminação de informações e conhecimento - por meio de cartilhas, campanhas informativas, ciclos de palestras para estudantes e comunidade em geral.
 
Outras estratégias são levantamento dos locais que sofreram desmatamento e queimadas no município, além do cadastro e monitoramento dos empreendimentos com atividades que demandem possível uso de desmate e queimadas.
 
O servidor Lawrence Espinosa esclarece que ao adotar essas medidas, a Prefeitura de Rianápolis trabalha no resgate e formação de cidadãos mais conscientes ecologicamente; contribui efetivamente para a redução das emissões de gases formadores do efeito estufa na atmosfera terrestre; além de obter ganhos econômicos para receita municipal, por meio do “ICMS ecológico” - que é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos estados, por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por conta do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais. 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
(62) 3269-1703 /1726
jornalismo@gna.incra.gov.br
twitter: @incra_goias

Ir para o Topo