Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra integra equipe do patrimônio cultural da Bacia do São Francisco em Alagoas


Publicado dia 26/05/2017
Reunião na ONG casa de Caridade (Terreiro)
Crédito: Ascom Incra/AL

 

A equipe do patrimônio cultural e comunidades culturais da Fiscalização Preventiva e Integrada da Bacia São Francisco (FPI), em Alagoas, participa nesta quinta-feira (26), a partir das 14h, de audiência pública no município de Arapiraca, onde apresenta os trabalhos e o relatório final de vistoria em comunidades tradicionais oficialmente conhecidas na bacia hidrográfica do rio São Francisco.

A FPI em Alagoas está na 7ª etapa, realizada de 14 a 26 de maio deste ano. A Superintendência do Incra em Alagoas (Incra/AL) compõe a Equipe 10, que tem como foco as comunidades tradicionais da Bacia do São Francisco no estado. São povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, vazanteiros, comunidades dos fundos e fechos de pasto e as comunidades de pescadores que vivem na região e sobrevivem do rio.

Nessa etapa foram visitadas as comunidades Terreiro, Quilombolas de Carrasco e Pau D´Arco e a comunidade Cigana, em Arapiraca; a comunidade indígena Karapotó de Terra Nova e Karapotó Plak-ô, em São Sebastião e o Sítio arqueológico Taquera, em Chã da Cajazeiras, Limoeiro de Anadia.

Objetivos
De acordo com o coordenador da equipe, o antropólogo do Ministério Público Federal, Ivan Farias, o objetivo da visitação é identificar, qualificar, realizar levantamento socioeconômico, colher informações socioambientais, visando intervenções de educação ambiental e atuação posterior dos órgãos competentes na defesa da manutenção dos valores socioculturais dessas comunidades.

A antropóloga Queila Oliveira, representante do Incra/AL na FPI, informou que ao final dos trabalhos são feitos encaminhamentos e sugestões, como recuperação de nascentes, fiscalização e proteção de terras indígenas de atividades ilícitas ao meio ambiente, abertura de processo investigativo das infrações, acompanhamento de regularização territorial e apoio técnico para a prática adequada da agricultora.

Compõem a Equipe 10 do FPI, o Ministério Público Federal (MPF), Funai, Incra, Iphan, Ibama, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/AL
(82) 3201-1950 / 1961
ascom.maceio@mco.incra.gov.br
www.incra.gov.br

Ir para o Topo