Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra Itinerante leva atendimento a assentados do Agreste pernambucano


Publicado dia 25/04/2018
 
O Incra em Pernambuco realiza mais uma ação do Incra Itinerante entre os dias 24 e 27 de abril. Desta vez acontece em Gravatá, município localizado no agreste do estado. Os atendimentos acontecem na Secretaria Municipal de Agricultura, oferecendo aos beneficiários da reforma agrária atendimentos e serviços relacionados à autarquia.
 
A atividade teve o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio de suas secretarias municipais. Na oportunidade, além dos serviços que já são oferecidos nestas ações (entregas de CCU, atualizações de cadastros e autorizações de créditos), a prefeitura disponibilizou no evento a realização de exames de glicemia e aferição de pressão, atualização do CadÚnico (para famílias que recebem benefícios do governo federal), e atendimento a mulheres relacionado a questões de gênero e a outros assuntos de interesse.
 
Na abertura do evento, o chefe substituto da Divisão de Desenvolvimento do Incra/PE, Zildomar Lopes, explicou que a ação nasceu da necessidade de evitar o deslocamento do assentado. “A atividade só funciona se houver parceria entre o instituto, a prefeitura e os representantes dos trabalhadores rurais”, afirmou.
 
O prefeito de Gravatá, Joaquim Neto, ressaltou o protagonismo do Incra na reforma agrária e a parceria com a prefeitura, que visa promover a melhoria de vida do agricultor familiar. “Pensamos em prestar esse apoio, sobretudo às áreas de infraestrutura dos assentamentos e assistência técnica”, explicou. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Aarão Lins, a proposta de levar o Incra à cidade surgiu após uma reunião realizada no assentamento Nossa Senhora das Graças, junto a representantes de agricultores e secretarias, há dois meses.
 
Regularização cadastral
 
Um das maiores demandas dos assentados em Gravatá é a regularização dos beneficiários. Segundo o coordenador do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o intuito da ação é a normalização destes cadastros, impulsionando a agricultura familiar por meio de créditos e do Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf).
 
O casal de agricultores Nelson e Cícera da Silva reside e tira o seu sustento da parcela onde vivem há aproximadamente dois anos, desocupada pelo falecimento do antigo assentado em 2014. Ambos estiveram presentes na ação para iniciar os procedimentos para regularização. Na ocasião, foram atendidos pelo Incra Itinerante com a emissão da Declaração de União Estável, documento necessário para dar prosseguimento ao processo.
 
A cidade de Gravatá fica a 86 quilômetros da capital Recife e possui em seu território 10 assentamentos da reforma agrária, onde vivem 274 famílias. A próxima ação do Incra Itinerante acontecerá dia 8 de maio, no município de Escada, na Zona da Mata Sul do estado.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PE
(81) 3426-1217 / 3231-3570 – ramal 256

Ir para o Topo