Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra Itinerante realiza ação em parceria com Prefeitura de Aliança/PE


Publicado dia 26/04/2018
 
A Superintendência Regional do Incra em Pernambuco (Incra/PE) realizou, entre os dias 10 e 13 de abril de 2018, mais uma ação do Incra Itinerante. Desta vez o município de Aliança, localizado na Zona da Mata Norte do Estado, é que foi beneficiado com atendimentos de diversos serviços do Instituto. Na oportunidade, foram atendidos por agendamento prévio os beneficiários de oito assentamentos de Aliança e dois da cidade vizinha, Camutanga.
 
O atendimento aos assentados foi facilitado por meio de uma parceria entre o Incra/PE e a Prefeitura Municipal de Aliança. Além de disponibilizar a infraestrutura necessária, a Prefeitura também levou ao local a Secretaria de Defesa Social (SDS), que pôde promover a atualização do CadÚnico, necessário para o recebimento de auxílios do Governo, como o Bolsa Família. A Secretaria de Saúde também esteve presente oferecendo testes rápidos de DST’s e aferição de pressão arterial.
 
Na abertura do evento, na manhã do dia 10, contou com a presença do superintendente do Incra/PE, Heliodoro Daltino, o Prefeito de Aliança, Xisto Freitas, entre outras autoridades municipais da cidade e municípios do entorno. Também estiveram presentes representantes do Banco do Nordeste, do ProRural, de Movimentos Sociais e assentados.
 
Foi ressaltada pelo prefeito Xisto Freitas a importância do Incra em levar benefícios até os agricultores, evitando deslocamentos e custos aos assentados. “Esta é uma forma de cuidar das pessoas”, frisou. A técnica agrícola, Aline Oliveira, que representou o ProRural do Governo do Estado, disse estar surpreendida com a mobilização do Incra. “Toda essa estrutura chama o nosso público (agricultores) a se envolver com o Programa, este é um momento proveitoso para utilização dos serviços e esclarecimento de dúvidas”, disse Aline.
 
Destacando a suas origens como trabalhador rural, o superintendente Heliodoro Daltino, enfatizou que as ações do Incra não enxergam bandeiras e que as políticas públicas têm que ser trazidas a todos. “Um dos principais serviços prestados pelo Incra Itinerante é dar acesso de créditos aos assentados, o que significa dinheiro circulando no município, aquecendo a economia local”, contou Heliodoro, que anunciou também a instalação de poços artesianos e sistema de abastecimentos de água em todos os assentamentos de Aliança.
 
Próximas ações
Os próximos Incra Itinerantes já estão sendo anunciados, serão eles: 23 a 29/04 – Gravatá, 14 a 19/05 – Águas Belas, 4 a 9/06 – Ipojuca, 25 a 30/06 – Amaraji e 16 a 21/07 – Escada.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PE
(81) 3426-1217 / 3231-3570 
http://www.incra.gov.br/recife

Ir para o Topo