Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra no DF notifica famílias em área de reserva ambiental em Alto Paraíso


Publicado dia 04/11/2019
 
O Incra no Distrito Federal e Entorno (Incra/DFE) notificou, na última sexta-feira (31), um grupo de mais de 160 pessoas que ocupou irregularmente uma área de reserva ambiental dentro do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esusa, em Alto Paraíso de Goiás (GO), na Chapada dos Veadeiros, a 224 quilômetros de Brasília (DF). A notificação aconteceu depois de uma reunião entre representantes da prefeitura de Alto Paraíso e a autarquia. O Incra/DFE já comunicou a Polícia Federal, a Polícia Militar e o Ministério Público sobre a ocupação irregular e, em conjunto com estas instituições, promoverá a reintegração de posse da área.
 
O PDS Esusa abriga 53 famílias regularmente assentadas. Uma outra área dentro do PDS, destinada à reserva ambiental, é o alvo dos ocupantes que montaram um acampamento que hoje abriga 164 famílias. Além de montar barracos, o grupo, em parceria com uma empresa, delimitou lotes e estaria cobrando pelo ingresso de turistas e guias turísticos que querem acessar a Catarata dos Couros, um dos atrativos mais visitados da Chapada dos Veadeiros.
 
O chefe de Gabinete do Incra/DFE, Jader Soares da Luz, diz que a ação do grupo coloca em risco o meio ambiente. Ele ressalta que a autarquia, em parceria com os demais órgãos, está tomando todas as providências para a retirada dos ocupantes irregulares de dentro do PDS. “Assim que identificamos esta ação criminosa comunicamos os órgãos competentes”, ressalta.
 
Solução
 
O primeiro passo para a solução da questão envolvendo o projeto Esusa é a retirada dos ocupantes irregulares da área de preservação. Posteriormente, Incra e prefeitura trabalham pela criação de um projeto para exploração de turismo ecológico (ecoturismo) que, além de preservar o meio ambiente, geraria emprego e renda para as famílias assentadas regularmente. “Em parceria com o município, estamos estudando formas de exploração da área, inclusive com uma possível destinação da área ao município”, diz Jader.
 
Uma das soluções já debatidas junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Alto Paraíso seria a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) que pode fomentar o turismo ecológico e conservar os recursos naturais. O PDS Esusa é uma modalidade especial de assentamento, criado para o desenvolvimento de atividades ambientalmente diferenciadas e de uso sustentável.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br
incra.gov.br
twitter.com/Incra_oficial
facebook.com/incraoficial
 

Ir para o Topo