Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra participa da II Conferência da Caatinga no Ceará


Publicado dia 20/06/2018
 
Políticas públicas desenvolvidas pelo Incra e exposição e venda de produtos da reforma agrária são destaques na II Conferência da Caatinga - Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade. O evento reúne especialistas e técnicos de instituições públicas e da sociedade civil para discussão e trocas de experiências acerca da convivência do homem com o bioma da Caatinga, na ênfase em questões como a crise hídrica, sustentabilidade e combate à desertificação. O evento ininiciou na noite desta terça-feira (19/06) e prossegue até quinta (21/06), na Assembléia Legislativa do Ceará (Alce).
 
Na palestra "A importância da Política Nacional de Reforma Agrária implementada pelo Incra no desenvolvimento humano e sustentabilidade em áreas do bioma Caatinga", o perito agrário do Incra no Ceará, Deodato do Nascimento Aquino, aborda os impactos positivos gerados pela reforma agrária em assentamentos cobertos pelo bioma, em ações como a oferta de créditos para produção e preservação ambiental, entre outras.
 
"São informações importantes que precisam ser divulgadas acerca das ações realizadas pelo Incra, que muito contribuíram para a sustentabilidade ambiental da Caatinga e permanência do homem em regiões abrangidas pelo bioma no Nordeste", explica Deodato. A palestra acontece na quinta-feira (21), às 10h, no Anexo II da Assembléia, no 3º andar, dentro da programação de apresentação de experiências do eixo Desenvolvimento Econômico e Social.
 
A sustentabilidade ambiental em assentamentos cearenses também tem espaço na conferência. Banner com dados e informações sobre Planos de Manejo Florestal implementados em áreas de reforma agrária pelo Incra no Ceará está em exibição no ambiente interno da Assembléia. O painel foi produzido pelo Serviço de Meio Ambiente da Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamentos do Incra/CE.
 
Produtos da Reforma Agrária

O público pode adquirir produtos da reforma agrária, em um estande do Incra/CE montado na Feira da Cultura e dos Saberes, inserido na programação do evento. Na quarta (20) e quinta (21), assentados dos projetos Nova Lages e Coqueirinho, localizados nos município de Trairi e Fortim, vão disponibilizar artesanato e alimentos produzidos sem agrotóxicos, mostrando a força da produção de assentamentos no estado.
 
Na programação também está prevista a apresentação da experiência "Campo experimental da agricultura camponesa e Educação do Campo no assentamento Santana", ministrada pelo representante do projeto no município de Monsenhor Tabosa, Eudes Araújo dos Santos, nesta quinta-feira (21), às 8h30.
 
O Bioma da Caatinga

A Caatinga se caracteriza por uma vegetação composta em sua maioria por plantas adaptadas à vida no semiárido. No período de estiagem árvores ficam sem folhas e a terra seca é aparente, mas quando chega o período chuvoso o verde renasce do solo e do caule de diversas plantas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o bioma cobre 11% do território nacional, presente em nove estados nordestinos e no norte de Minas Gerais. No Ceará, a Caatinga predomina em 88% de toda a cobertura vegetal do estado, de acordo com o Inventário Florestal Nacional do Ceará (IFN-CE). Cerca de 27 milhões de pessoas vivem no bioma.
 
A Conferência

A II Conferência da Caatinga é uma realização da Assembléia Legislativa do Ceará (Alce) e do Governo do Ceará, com a participação de diversas instituições públicas e privadas. Palestras, apresentações de experiências exitosas no bioma e uma plenária de avaliação e construção de propostas estão previstas na programação, dividida em sessões temáticas, que envolvem Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Agropecuária, e Desenvolvimento Humano, Econômico e Social.
 
Paralelo à Conferência acontecerá a Feira da Cultura e dos Saberes, com estantes distribuídos pelo hall da Assembleia para comercialização de produtos da agricultura familiar e realização de palestras e eventos culturais.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara
twitter: @incraceara
www.incra.gov.br/ce

Ir para o Topo