Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra participa de Encontro Estadual de Reforma Agrária no Espírito Santo


Publicado dia 26/04/2018
 
O Incra participou, dias 25 e 26 de abril, do Encontro Estadual de Reforma Agrária, realizado no município de Nova Venécia (ES), a cerca de 250 quilômetros da capital Vitória. O evento, que teve a participação de mais de 200 agricultores familiares, contou também com a presença do diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra, Clóvis Cardoso, e do superintendente regional da autarquia no Espírito Santo, José Filho.
 
Organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fetaes) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Nova Venécia e Vila Pavão, a ação teve por objetivo ouvir os representantes de aproximadamente 15 assentamentos e de oito acampamentos locais. A proposta é conhecer melhor as demandas dos trabalhadores rurais e buscar soluções para as famílias.
 
A dinâmica do encontro proporcionou aos agricultores apresentarem a situação específica de cada assentamento (primeira jornada) e dos acampamentos localizados em terras capixabas (segunda jornada) que se fizeram presentes no evento. De forma participativa, foram elencados os principais obstáculos em termos de desenvolvimento da reforma agrária e reflexões sobre medidas assertivas para que as ações dessa política pública sejam otimizadas.
 
No dia 25, o superintendente regional José Filho observou que as novas legislações relativas ao assentamento de famílias que estão sendo implantadas pelo Incra representam avanços aos beneficiários da reforma agrária. Durante a tarde, ao resgatar as reivindicações apresentadas em plenária pelos representantes dos assentamentos, expôs em conjunto com os demais gestores locais da autarquia a situação e o que pode ser feito sobre cada tema (destinação de áreas sociais, assistência técnica, infraestrutura, titulação e outros) levantado pelos participantes. Para José Filho, “o encontro foi fundamental por dar voz a essas pessoas que, mais do que ninguém, conhecem a realidade do homem do campo e de suas principais necessidades”.
 
Os agricultores acampados puderam externar suas solicitações em relação ao acesso à terra e a outras necessidades para o atendimento das famílias, no dia 26 de abril. Na ocasião, o diretor Clóvis Cardoso agradeceu o convite para participar do evento e destacou que a reunião é bastante significativa por reunir, no interior do Espírito Santo, representantes de diversas instituições e entidades no debate de questões importantes e na busca por soluções às demandas apresentadas.
 
Segundo ele, “a atividade dos sindicatos espalhados pelo Brasil é uma doação desses profissionais sindicais ao conjunto dos trabalhadores rurais. Não existe entidade de maior capilaridade, pois em qualquer município deste país você pode encontrar um STR capaz de assegurar os direitos desses trabalhadores”.
 
Ao final do evento, após serem ouvidas todas as demandas e reivindicações coletivas de assentados e acampados da reforma agrária no Espírito Santo, e com vistas a resolvê-las, decidiu-se que as questões serão devidamente encaminhadas às respectivas instituições responsáveis pela atividade referente a cada assunto tratado nos diversos níveis de governo.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/ES
(27) 3185-9084
ascom-es@vta.incra.gov.br
 

Ir para o Topo