Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra promove capacitação sobre Sistema Nacional de Cadastro Rural no Maranhão


Publicado dia 18/07/2017
Crédito: Ascom Incra/MA

 

O Incra no Maranhão realiza, de 17 a 21 de julho, capacitação para uso do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). O curso tem por objetivo apresentar o sistema e atualizar o conhecimento dos servidores das prefeituras que atuam na rede municipal de cadastramento e que assinaram acordo de cooperação técnica com o Incra/MA.

As aulas são ministradas por servidores do Incra e acontecem no auditório do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no centro de São Luís (MA). A capacitação conta com a participação de 62 representantes de 37 municípios maranhenses. 

Nos cinco dias do curso, os participantes terão informações atualizadas sobre a estrutura do Incra e a criação das Salas da Cidadania; georreferenciamento e certificação de imóveis rurais (lei 10.267); Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP); apresentação, formas de acesso e uso do novo SNCR; revisão da legislação e de conceitos da área cadastral; análise e interpretação de documentos, simulação de situações e avaliação do curso.

Durante a solenidade de abertura do curso, o chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/MA, Rui Alcides dos Santos, ressaltou a necessidade constante de capacitação dos chefes das Unidades Municipais de Cadastro (UMC) para que possam prestar os serviços oferecidos de forma segura e eficiente.

“Manter as UMC ativas nos municípios e oferecendo os serviços cadastrais de forma correta é uma grande vantagem para os proprietários de imóveis rurais, que não necessitam se deslocar até a sede do Incra para realizar alterações cadastrais e emitir documentos”, disse.

O presidente do Senar, Raimundo Coelho, frisou que a entidade oferece, constantemente, capacitações para os produtores rurais por meio de parcerias com os governos federal, estadual e municipal.

Também participaram da mesa de abertura o vice-presidente do Senar, Hilton Coelho; o superintendente do Senar/MA, Antônio Figueiredo; a gestora do SNCR do Incra/MA, Luiza Góes; os instrutores do curso Marilene Mochel e Dihego Malvim, do Incra/SC e Incra/PE, respectivamente; além do chefe da Sala da Cidadania, Lister Caldas, e da técnica em Cadastro Rural, Socorro Prazeres, do Incra/MA.

Para Rogério Souza, servidor do município de Caxias, com atuação há mais de 14 anos na UMC, participar das capacitações é sempre um momento de aprendizado e troca de experiências. “Esta é a quinta capacitação do Incra que eu participo. A nossa UMC funciona na sede da Secretaria de Agricultura e nós atendemos outros municípios vizinhos, como Codó, Timon, Coelho Neto, Aldeias Altas, São João do Sóter e Parnarama”, esclareceu.

Dados cadastrais

A demanda pelos serviços cadastrais no Incra/MA é extensa. Somente nos sete primeiros meses de 2017, já foram realizadas 6.711 análises cadastrais e emitidos 12.673 Certificados de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). 


Assessoria de Comunicação Social do Incra/MA
(98) 3245-9394 - ramal: 247
ascom@sls.incra.gov.br
www.incra.gov.br/ma

Ir para o Topo