Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra se reúne com lideranças em encontro de quilombolas em Curitiba (PR)


Publicado dia 18/11/2016

 

A superintendência do Incra no Paraná (Incra/PR) participou nesta sexta-feira (18) do 2º Encontro Estadual de Lideranças Quilombolas do Paraná. O encontro foi realizado pela Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná (Fecoqui-PR), no Hotel Estação Express, em Curitiba (PR) e reuniu cerca de cem lideranças de comunidades tradicionais no Estado.
 
O encontro contou com a presença de lideranças de 37 comunidades quilombolas do estado. Segundo Ana Maria Santos da Cruz, presidente da Fecoqui, o objetivo do evento foi reunir as lideranças para compartilhar informações sobre as comunidades. “Queremos saber se as políticas públicas estão chegando nos territórios”, diz.
 
Em relação ao Incra, a presidente afirma que as comunidades estão com expectativas positivas em relação à regularização dos territórios. “Esperamos que os processos que estão emperrados sejam agilizados, nós quilombolas sempre temos muita esperança”, concluiu.
 
Para saber mais sobre a regularização dos territórios as lideranças se reuniram, na tarde da quinta-feira (17) com servidores do Incra/PR no auditório da superintendência em Curitiba. A servidora Juliane Sandri e os superintendentes Wagner Barroso e Cléria Figueredo receberam cerca de cem representantes de lideranças de comunidades quilombolas do Paraná, que trouxeram demandas relacionadas à regularização fundiária dos territórios.
 
Reunião em Brasília

Esta semana os servidores Juliana Calábria e Eber Santos estiveram no Incra Sede, em Brasília, para participar de uma reunião junto à Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária, com a participação do diretor Rogério Papalardo Arantes e da coordenadora-geral de Regularização de Territórios Quilombolas Isabelle Allini Lopes Picelli.
 
Na pauta, discutiu-se a aprovação de dois Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTID) que estão concluídos: das comunidades Varzeão, situada nos municípios de Doutor Ulisses e Sengés, e Serra do Apon, nos municípios de Castro e Doutor Ulisses. Além disso, tratativas sobre a comunidade Adelaide Maria Trindade Batista, no município de Palmas, cujo RTID está em fase de conclusão. “Pela complexidade do território, esta é uma comunidade que mereceu uma discussão especial junto à diretoria”, esclareceu Juliana.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PR
(41) 3360-6538 / (41) 9238-6380
ascom@cta.incra.gov.br
https://www.facebook.com/incraparana
www.incra.gov.br/pr 

 

Ir para o Topo