Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/CE conclui treinamento para chefes de Unidades Municipais de Cadastramento


Publicado dia 23/06/2017
 
A Superintendência Regional do Incra no Ceará concluiu mais uma etapa de treinamento sobre cadastro rural, destinado aos chefes das Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs), em função das mudança feitas pelos gestores dos municípios. Desta vez, o treinamento aconteceu no Polo de Jaguaribe (CE), de 6 a 9 de junho e contou com representantes dos  municípios de Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Caririaçu, Ibaretama e Parambu, reunidos no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), do município de Jaguaribe.
 
As UMCs respondem pelos serviços de atualização, além de emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) para propriedades localizadas no próprio município. Todos os detentores de imóveis rurais precisam estar com o cadastro atualizado de sua propriedade ou posse para adquirir empréstimos bancários, vender ou dividir áreas.
 
De acordo com chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/CE, Guilherme Brasil, o cadastro de imóveis rurais efetuado nas cidades do interior  “evita o deslocamento para Fortaleza, com esse fim exclusivo”. Assim, a ação permite ao cliente poupar tempo e dinheiro.
 
Até junho, já foram realizados treinamentos nos Polos de Iguatu, Crateús, Granja e Jaguaribe, atingindo representantes de 28 municípios. Vale lembrar que algumas cidades encaminham mais de um representante para ser treinado.
 
Novos treinamentos
Estão previstos treinamentos, para o mês de julho, nos polos de Beberibe (CE) e Baturité (CE). A intenção é de que outras regiões do Estado sejam contempladas, até que todo a demanda seja atingida.
 
Com a parceria do Incra com as prefeituras, a autarquia viabiliza uma rede de atendimento por meio das UMCs presente na maioria dos municípios cearenses para orientar e auxiliar o público em relação ao cadastro de imóveis rurais. O Incra possui uma rede integrada de atendimento, em funcionamento mediante acordo de cooperação técnica com as prefeituras.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara 
twitter: @incraceara
http://www.incra.gov.br/ce

Ir para o Topo