Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/DF inicia projeto Ação e Cidadania em Flores de Goiás


Publicado dia 04/05/2018
 
A Superintendência Regional do Incra no Distrito Federal e Entorno iniciou, dia 3 de maio, mais uma etapa do projeto Ação e Cidadania, desta vez no município de Flores de Goiás a 235 quilômetros de Brasília. Durante os próximos 30 dias, as 2.624 famílias dos 20 assentamentos do município vão ter acesso a serviços como regularização cadastral; emissão de documentos diversos; supervisão ocupacional de parcelas, expedição da declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); regularização de ocupantes de lotes; entrega de Contratos de Concessão de Uso (CCU) e Títulos de Domínio (TD), além da concessão de créditos.
 
Cerca de 400 trabalhadoras e trabalhadores rurais acompanharam a solenidade de abertura do projeto no salão paroquial do município. O agricultor Edmilson Costa de Souza (48) era um dos mais emocionados com a iniciativa e com a expectativa de receber seu título definitivo. Em um bilhete passado ao mestre de cerimônia externou sua emoção. “A nova lei (Decreto 9.311/2018) é a certidão de nascimento do assentado e o título é nossa carta de alforria”, disse ele na mensagem.
 
Edmilson é assentado deste 1998. No lote de pouco mais de 20 hectares cria gado de leite, planta hortaliças e agora comemora a possibilidade de acessar políticas públicas e conseguir seu título. “Felizmente sinto que as coisas começam a avançar para nós”, disse.
 
Incra
 
O coordenador geral de Educação do Campo e Cidadania do Incra, Iradel de Freitas, ressaltou a importância da autarquia levar seus serviços para onde o assentado está. “Com isso, conseguimos oferecer os serviços diretamente aos agricultores e agilizar as demandas de cada um”, afirmou. Iradel também elogiou o protagonismo da superintendência do Distrito Federal que, segundo ele, hoje é referência para o Brasil. 
 
Saudado pelos presentes o superintendente regional, Igor Lelis, explicou o funcionamento do projeto e a importância da nova legislação que respalda o Incra na realização dos processos de regularização e emissão de títulos. Lelis agradeceu o apoio da prefeitura na realização do Ação e Cidadania e explicou aos presentes o passo a passo de cada serviço especialmente o de titulação de lotes. “É importante que cada um de vocês ouça as orientações dos nossos servidores e busque junto com eles a solução de cada questão”, disse. 
 
Lelis também lembrou do papel de cada servidor que vai ficar por 30 dias trabalhando em Flores. “Nada disso seria possível sem o esforço de cada servidor que irá trabalhar aqui durante este período longe de suas famílias e prestando o melhor serviço para vocês”.
 
O chefe da Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos, Marcelo Alves da Silva, destaca que 30 servidores vão estar à disposição dos assentados em Flores de Goiás ao longo do mês de maio. Além do espaço cedido pela prefeitura, um ônibus do projeto será usado no atendimento ao público.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

Ir para o Topo