Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/MA promove reuniões com assentados do Alto Turi e Baixada Maranhense


Publicado dia 03/07/2017

 

Trabalhadores rurais assentados das regiões do Alto Turi (noroeste do Estado) e da Baixada Maranhense (Norte Maranhense) reuniram-se com o superintendente regional do Incra/MA, George de Melo Aragão, dias 22 e 23 de junho. As reuniões ocorreram nos municípios de Araguanã (22), Pedro do Rosário (22) e Pinheiro (23) e tiveram por objetivo repassar informações sobre a titulação dos lotes, emissão de Contrato de Concessão de Uso (CCU) e orientações sobre as modalidades do programa de Crédito Instalação.

Nos municípios de Araguanã e Pedro do Rosário, as reuniões foram realizadas no projeto de assentamento Quadra Belém e na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), respectivamente. Em Pinheiro, a atividade foi realizada no auditório do Centro Cultural José Sarney e contou com a presença do prefeito, Luciano Soares, da prefeita de Presidente Sarney, Valéria Castro, e da prefeita de Cururupu, Rosária Chaves, além de cerca de 100 participantes.

De acordo com o superintendente regional do Incra/MA, George de Melo Aragão, a participação nessas reuniões com a presença dos assentados é importante, pois aproxima as ações da superintendência diretamente com o seu público. “É nosso interesse estar cada vez mais perto dos assentados, conhecendo sua realidade e ouvindo suas demandas”, disse.

Em Araguanã, o Incra possui 17 assentamentos com 567 famílias beneficiárias. Em Pedro do Rosário são 37 projetos e 1.455 famílias assentadas. Já no município de Pinheiro são quatro assentamentos com 628 famílias.

Sala da Cidadania

No dia (23), foi inaugurada também a Sala da Cidadania no município de Pinheiro. A unidade de atendimento aos cidadãos funciona no prédio da Secretaria de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agropecuária.

O prefeito de Pinheiro, Luciano Soares, destacou que a implantação da Sala da Cidadania vai diminuir os deslocamentos dos assentados da região para São Luís, facilitando assim a resolução das demandas.

A Sala da Cidadania oferece aos assentados os serviços de atualização cadastral, solicitação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emissão do espelho do beneficiário e da certidão de assentado. Os proprietários de imóveis rurais também contam com atendimento no ambiente virtual e podem por exemplo, emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), solicitar o comprovante de atividade rural para fins previdenciários e encaminhar a certificação do imóvel via Sistema de Gestão Fundiária (Sigef).

Atualizado em 03/07/2017, às 11h44.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/MA
(98) 3878-7450 (ramal 247)
ascom@sls.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/ma

Ir para o Topo