Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/PI treina servidores municipais para realização de cadastro de imóveis rurais


Publicado dia 21/05/2018
 
Para facilitar a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), o Incra no Piauí capacita representantes de 13 prefeituras piauienses para atuarem em Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs). A capacitação acontece no período de 21 a 25 de maio, nos turnos manhã e tarde, na sede do instituto, na capital Teresina.
 
A abertura do treinamento contou com a presença do novo superintendente regional do Incra/PI, Sérgio Ricardo Soares Viana, que destacou a importância da capacitação, realizada pelo corpo técnico da autarquia. “O Incra possui em seus quadros técnicos que permitem a realização desse tipo de treinamento. Nosso objetivo é trazer qualidade no atendimento e levar os serviços do Incra para quem precisa”, afirma.
 
As aulas são conduzidas pelo gestor do Cadastro Rural do Incra/PI, Paulo Fortes. O treinamento consiste basicamente em aprender a usar o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e fazer a atualização cadastral de imóveis rurais por meio da Declaração para Cadastro Rural. “É a primeira capacitação de UMCs do ano e é específica para prefeituras que tenham assinado Acordo de Cooperação Técnica com o Incra para criação, instalação e manutenção das unidades de cadastro”, explica.
 
As UMCs são estruturas geralmente instaladas em prefeituras, com pessoal devidamente treinado pelo Incra, com o objetivo de descentralizar serviços e garantir melhor atendimento ao público. É um trabalho que deve ser realizado de forma gratuita pelas Unidades Municipais de Cadastramento.
 
A atualização cadastral dos imóveis rurais deve ser realizada sempre que ocorrerem alterações na área, na exploração ou no domínio da propriedade ou posse. O CCIR é o documento exigido para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial. Pode ser emitido gratuitamente em uma UMC e na Sala da Cidadania instalada em parceria nos municípios ou via internet no seguinte endereço: https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao.
 
Municípios que participam do treinamento:
- Bom Jesus
- Brejo do Piauí
- Nazaré do Piauí
- Padre Marcos
- Pajeú
- Redenção do Gurgueia
- Ribeiro Gonçalves
- São Francisco do Piauí
- Simplício Mendes
- União
- Valença
- Alagoinha do Piauí
- Guadalupe
 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
twitter: @incrapiaui
www.incra.gov.br/pi

Ir para o Topo