Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/PR intensifica trabalhos de atendimento público e supervisão ocupacional


Publicado dia 16/05/2018
 
A Sala da Cidadania do Incra instalada no município de Rio Bonito do Iguaçu (PR) ampliou o atendimento ao público. Inaugurada em 1º de dezembro do ano passado, a unidade já realizou, conforme levantamento concluído até 16 de maio, mais de 500 atendimentos. Ela é a primeira extensão da Sala da Cidadania no estado fora da capital paranaense.

O atendimento é prestado a proprietários de imóveis rurais, que podem atualizar os dados de suas áreas por meio da Declaração para Cadastro de Imóvel Rural (DCR), expedir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e encaminhar solicitações para inclusão ou descaracterização cadastral.
 
Os agricultores assentados também são atendidos com a atualização cadastral, consulta de indício de irregularidade conforme Acórdão TCU 775/2016 para envio de defesa e desbloqueio de beneficiário, emissão de declarações para concessão de benefícios previdenciários e boleto para pagamento de modalidades do Crédito Instalação, além de esclarecimentos sobre a política de reforma agrária.

Para o superintendente regional do Incra no Paraná, Walter Pozzobom, a Sala da Cidadania é uma forma de prestação mais efetiva de serviços ao cidadão. “A Sala tem uma equipe pronta para atender as demandas sem que haja necessidade de deslocamento dos agricultores até Curitiba”, diz Pozzobom.

Além de Rio Bonito do Iguaçu, são atendidos os municípios de Nova Laranjeiras, Laranjeiras do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Marquinho, Palmital, Laranjal, Quedas do Iguaçu, Saudades do Iguaçu, Chopinzinho, Porto Barreiro, Cantagalo, Candói, Reserva do Iguaçu e Goioxim. Ao todo, são 51 projetos de assentamento atendidos pela nova unidade da Sala.

A Sala da Cidadania conta com dois servidores da prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, capacitados pelo Incra para atendimento. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h. O endereço é Avenida Dom Pedro, na esquina com Rua Santo Expedito, s/nº, próxima ao Centro de Convivência da Melhor Idade.

Supervisão ocupacional

O Incra está atuando na supervisão ocupacional de cerca de 200 lotes no assentamento Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu. “Já realizamos 65 vistorias, em uma ação demandada pelos próprios assentados, com o objetivo de regularizar a ocupação de lote/parcela sem anuência do Incra em assentamento criado até 22 de dezembro de 2014, que é o caso do Ireno Alves”, diz Walter Cadore, chefe da Unidade Avançada Iguaçu, do Incra, com sede em Francisco Beltrão.

Os trabalhos são realizados por Cadore e pelo técnico agrícola do Incra, Plínio Rodrigues de Moura. A atuação do Incra/PR na região faz parte do Plano Nacional de Supervisão Ocupacional da autarquia, com a finalidade atender o Acórdão Nº 1976/2017 do Tribunal de Contas da União (TCU).
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PR
(41) 3360-6538
ascom@cta.incra.gov.br
www.facebook.com/incraparana
www.incra.gov.br/pr

Ir para o Topo