Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/PR sedia reunião da Câmara de Agroecologia e Agricultura Orgânica


Publicado dia 05/06/2018
 
A Superintendência Regional do Incra no Paraná sedia, dia 5 de junho, a 2ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica. Entre os temas abordados estão utilização de agrotóxicos, produção orgânica e políticas voltadas ao setor. A Câmara é vinculada ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Paraná (Cedraf) e o encontro é organizado pela Comissão de Produção Orgânica do estado do Paraná (CPOrg-PR). As atividades acontecem ao longo do dia e também na quarta-feira (6), quando os participantes visitam uma feira orgânica na capital paranaense.
 
Pelo Incra, participam da reunião o superintendente regional Walter Pozzobom, o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, Claudio Luiz Marques, e servidores da autarquia que desenvolvem atividades de apoio à organização produtiva nos assentamentos.
 
Para Pozzobom, os debates sobre a difusão da agricultura orgânica no Paraná têm uma grande importância, uma vez que a atuação dos assentamentos está ligada diretamente às questões de segurança alimentar. “Falar em orgânicos remete diretamente em qualidade de vida das pessoas, com uma alimentação mais saudável”, diz o superintendente do Incra/PR.
 
Temática
 
Na reunião devem ser discutidos temas como agrotóxicos, com a apresentação do Plano Estadual de Vigilância e Atenção à Saúde das Populações Expostas aos Agrotóxicos, pelo diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Paulo Costa Santana, e exposição do Fórum Estadual Contra os Agrotóxicos, pela advogada Naiara Andreoli Bittencourt, da ONG Terra de Direitos.
 
O coordenador do CPOrg-PR, Marcelo Passos, vai falar sobre as ações conjuntas da Subcomissão Temática de Produção Orgânica na região Sul (STPOrg-Sul), formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Haverá discussões sobre a caracterização do agricultor orgânico em conversão da agricultura convencional para sistemas produtivos mais sustentáveis ambientalmente. A tramitação do decreto que trata da instalação da Política Estadual da Agroecologia e da Produção Orgânica (PEAPO) no Paraná também é objeto de análise e encaminhamentos pela CPOrg-PR.
 
Orgânicos
 
A produção orgânica nos assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) foi objeto de análise por servidores do Incra na mais recente publicação (2017) sobre o tema "A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil". O livro está disponível para download pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
 
Dados de agosto e setembro de 2016 mostram que a região Sul responde pela maior concentração de produtores orgânicos (cadastrados no Mapa e os beneficiários do PNRA) em números absolutos (33% do total dos produtores brasileiros). O Paraná apresenta 153 produtores orgânicos registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO) e é o estado com maior número de assentamentos com pelo menos um beneficiário do PNRA cadastrado no CNPO. São 36 assentamentos, em um total de 329, ou seja, cerca de 11% do total de assentamentos no estado.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PR
(41) 3360-6538
ascom@cta.incra.gov.br
www.facebook.com/incraparana
www.incra.gov.br/pr

Ir para o Topo