Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/SP inaugura escritório em São José dos Campos


Publicado dia 21/06/2018
A Superintendência Regional do Incra em São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, inaugurou na quarta-feira (20) o Escritório Regional do Incra de São José Campos. Com isso, a autarquia federal descentraliza parte de seus serviços e fica mais próxima de seus usuários – proprietários rurais, posseiros, assentados de reforma agrária, quilombolas e público em geral – evitando deslocamentos a outras unidades de atendimento ou à sede da superintendência.
 
Na solenidade de inauguração, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, explicou que o edifício cedido ao Incra para a criação do escritório regional será um Ponto Rural, agregando diversos serviços públicos oferecidos à população do campo. “Sem o Incra, nós não estaríamos aqui hoje para criar este espaço. A área rural ocupa cerca de 70% do município, por isso a importância do Ponto Rural”, destacou.
 
Segundo a prefeitura, serão oferecidos serviços como crédito para o pequeno produtor rural, por meio do Banco do Povo; abertura de CNPJ rural, por meio da Sala do Produtor; plantão da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI); e plantão da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.
 
Incra
 
Já o escritório do Incra atenderá a toda a região do Vale do Paraíba, onde existem 3.396 imóveis rurais cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), além de seis assentamentos da reforma agrária e um território remanescente de quilombo reconhecido. Entre os serviços que estarão disponíveis ao público, estão a emissão do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR); certificação dos limites e confrontações georreferenciados de imóveis rurais; emissão do comprovante de atividade rural para fins de aposentadoria; declaração de beneficiário da reforma agrária, bem como sua atualização cadastral; renegociação de dívidas de assentados. 
 
O superintendente regional interino do Incra/SP, Edson Alves Fernandes, enfatizou a necessidade de aproximar o poder público do produtor rural. “Com esse objetivo, nós já inauguramos quatro escritórios regionais neste ano. Este de São José dos Campos é o quinto e vamos inaugurar mais um, em Bauru, na próxima semana. Até setembro, devemos inaugurar outros dois escritórios.”
 
O escritório regional de São José dos Campos está localizado na rua Alziro Lebrão, 240, Alto da Ponte. Trata-se de uma região da cidade muito próxima à área rural do município, o que facilita o acesso aos produtores rurais, inclusive os moradores do assentamento Nova Esperança.
 
Assessoria de Comunicação Social
Incra-SP
(11) 3823-8558/8523

Ir para o Topo