Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/SP inaugura escritórios e agiliza serviços rurais na região do Pontal


Publicado dia 05/06/2017

Foto: Prefeitura de Mirante do Paranapanema

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo inaugurou no último dia 26 de maio dois escritórios no âmbito das Salas da Cidadania na região do Pontal do Paranapanema, no extremo Oeste do estado: um em Presidente Epitácio e outro em Mirante do Paranapanema.

Os escritórios fazem parte do esforço da autarquia em agilizar o atendimento de famílias e proprietários rurais de uma vasta região – o Pontal abrange 32 municípios que totalizam mais de 18 mil quilometros quadrados. Existem atualmente no Pontal 17 assentamentos federais sob responsabilidade do Incra, em dez municípios diferentes, além de um grande público de proprietários rurais e possuidores de imóveis rurais.

Novos acordos de cooperação técnica do Incra com essas duas prefeituras permitirão disponibilizar diversos serviços relacionados ao Cadastro Rural, como pedidos de inclusão, atualização e cancelamento, sem a necessidade de deslocamento para a unidade da autarquia na capital paulista ou a cidades que já mantém Unidades Municipais de Cadastro (UMCs). Os escritórios também vão atender famílias assentadas, que poderão realizar emissão de documentos e outras consultas nos escritórios.

O escritório de Presidente Epitácio está funcionando no Complexo Administrativo da prefeitura, no setor de Agricultura e Pecuária, localizado na rua São Paulo, nº 5-45. A sala, equipada com computador, mesa, cadeira e arquivo cedidos pela prefeitura, contará em seu quadro de funcionários com um servidor público designado pela prefeitura. A cerimônia contou com a presença do superintendente do Incra/SP, Alexandre Pereira da Silva, e da prefeita Cássia Regina Zaffani Furlan, que enfatizaram a importância do escritório do Incra no município, que irá beneficiar especialmente a população do meio rural. “O trabalho em conjunto vai potencializar o desenvolvimento dos assentados e produtores rurais da região", frissou a prefeita.

Também no dia 26, foi inaugurado o escritório regional do Incra em Mirante do Paranapanema, instalado no Centro Comercial Nicolas Elias Saab, com a presença do prefeito Átila Ramiro Menezes Dourado e muitos representantes do poder público, das entidades rurais e da sociedade civil. Os representantes do Governo Federal e da prefeitura comemoraram a implantação do espaço, lembrando os impactos das políticas públicas de reforma agrária e agricultura familiar num município como Mirante, importante pólo de agricultura familiar do estado.

O superintendente regional do Incra destacou a importância das parcerias com as prefeituras para agilizar procedimentos e favorecer o acesso da população rural aos programas federais. “As Salas da Cidadania no interior são uma prioridade para nossa gestão, e estamos trabalhando para implantar o maior número de escritórios pelo estado". Segundo Silva, o Incra já está em tratativas para implantar novos escritórios regionais em Promissão, Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto, Vale do Ribeira e Vale do Paraíba, além de uma reestruturação para ampliar a atuação da Unidade Avançada já existente em Andradina.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/SP

(11) 3823-8558 / (11) 6380-0283

imprensa@spo.incra.gov.br

http://www.incra.gov.br/sp

 

Ir para o Topo