Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Incra/SP sedia feira de orgânicos para valorizar a produção de alimentos saudáveis


Publicado dia 18/07/2017
 
A primeira Feira de Produtos Orgânicos no Incra/SP aconteceu, na sexta-feira (14), de forma despretensiosa, na garagem do prédio da Regional da autarquia, mas obteve grande êxito e mostra que a iniciativa tem potencial, pois além de atrair o interesse dos servidores, colaboradores e visitantes, moradores e trabalhadores do bairro que passavam na rua demonstravam curiosidade, ao ver tantos cultivos num local inusitado.
 
O agrônomo Francisco Marote, que atua na Divisão de Desenvolvimento do Incra/SP, organizou a atividade, ao saber que os assentados do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) São Luiz - localizado em Cajamar (SP), a 60 km da capital -, estavam perdendo parte de sua produção. “Foi gratificante o apoio de todos – colegas, administração -, para que a feira acontecesse. Esta primeira experiência já vai permitir aprimorar essa ação, como fazer embalagens com quantidades menores de produtos e planejar melhor o que trazer, tendo em vista os cultivos que tiveram mais saída”, avalia Marote.
 
Os agricultores Francisco Motta Teles, Maria José dos Santos Teles e Fidel Marques dos Santos - assentados há 12 anos no PDS São Luiz -, trouxeram alface, escarola, almeirão, coentro. Tudo fresquinho e cultivado por eles. Um dos grandes sucessos da feira foi a mandioca, que acabou rapidamente. Quem deixou para comprar na volta do almoço não encontrou mais. Satisfeitos em poder fornecer alimentos saudáveis e nutritivos, os produtores se comprometeram a voltar ao Incra/SP, trazendo também frutas, como banana.
 
Os servidores do Incra/SP apoiaram a iniciativa, destacando principalmente que se trata de uma oportunidade de ver concretamente os resultados do trabalho de cada um no órgão e de divulgar a própria reforma agrária para a população. Houve também muitas sugestões para as próximas edições da feira, como a mudança de local da garagem para o térreo do prédio, onde o público da Sala da Cidadania poderia ter acesso aos produtos. “Já estamos vendo a viabilidade de uma barraca para melhorar a exposição das hortaliças, e providenciando uma faixa ou banner para deixar claro que se tratam de orgânicos e que a atuação do Incra gera comida nutritiva e saudável”, conta Marote.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SP
(11) 3823-8558 / (11) 96380-0283
imprensa@spo.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/sp

Ir para o Topo