Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra


Inscrições abertas para curso de Agronomia do Pronera no Rio Grande do Sul


Publicado dia 10/01/2019
 
Estão abertas até 28 de janeiro as inscrições para o curso de bacharelado em Agronomia, resultado de parceria entre o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o Instituto Educar e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim.
 
O edital completo do processo seletivo pode ser consultado em www.incra.gov.br/educacao-pronera-editais e www.uffs.edu.br.
 
São ofertadas 50 vagas e as inscrições são feitas, exclusivamente, por e-mail com o envio de documentos e formulário indicados no item 2 do edital para o endereço eletrônico educar.agronomia03@gmail.com. 
 
Podem se candidatar jovens e adultos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra, assim como demais famílias cadastradas na autarquia, como acampados e quilombolas. Também podem participar da seleção beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC), professores e educadores que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias assentadas e alunos de cursos de especilaização promovidos pelo instituto.
 
A formação será em regime de alternância, que prevê o “tempo universidade” (com período integral de aulas) e o “tempo comunidade” (quando os estudantes exercitam e experimentam em seus locais de origem os conhecimentos teóricos adquiridos). 
 
Esta que é a terceira turma de graduação em Agronomia pelo Pronera no Rio Grande do Sul. A primeira se formou em dezembro de 2018 e a segunda está em andamento no Instituto Educar. 
 
Outros cursos
 
A partir de 18 de janeiro serão abertas as inscrições para o curso superior de licenciatura em História, também resultado de parceria entre o Incra, o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Iterra) e a Universidade Federal da Fronteira Sul. O edital também está disponível em www.incra.gov.br/educacao-pronera-editais e www.uffs.edu.br.
 
O Incra Rio Grande do Sul celebrou também outras parcerias do Pronera, formalizadas no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2018. Elas possibilitam ensino técnico profissionalizante ou tecnológico a mais 90 educandos.
 
Uma delas prevê o curso Técnico em Administração de Cooperativas para 50 alunos, resultado de parceria entre o Incra, por meio do Pronera, e o Instituto de Pesquisa e Educação do Campo (Ipe-Campo). A outra viabiliza 40 vagas para o curso superior de Tecnologia em Agropecuária, a ser executado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Os processos seletivos de ambos os cursos devem ser divulgados em breve.
 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
www.incra.gov.br/rs

Atualizado em 11/01/2019, às 11h59.

Ir para o Topo